sábado, 27 de agosto de 2011

Qual a idade do combate?

Por Celso Athayde DO BLOG NOSSO MUNDO


Ontem, meu filho chegou em casa  todo animado:


-Pai, pai!


-Fala aí, neguim!


-Pai , quero entrar pra academia.


Imediatamente, dei um sorriso, pois ele está meio gordinho, e eu canso de pedir para fazer exercícios físicos. Mas como  ele é muito jovem, 15 anos apenas, a mãe sempre se colocou contra a presença dele em academias. Para não rolar conflitos, nunca forcei a barra. Resolvi esperar. Agora chegou a hora da virada, o  moleque resolveu, por ele mesmo, entrar na academia.


Parti pro ataque :
- Filhão, pode fazer sua inscrição que eu pago.
- E se a mãe reclamar ?
- Diz que você quer fazer e eu concordei, e vamos investir no estresse dessa vez, rapá!


O sujeito não pensou duas vezes. Chegou em casa 24 horas depois do meu OK,  com ficha, fotos, e pedindo para providenciar o exame médico. Não fiquei feliz somente por ele desejar entrar na academia, mas por sua atitude e iniciativa. Enquanto o garoto partiu para o banho, sobre a mesa da sala, eu vi um saco plástico, ao lado um folder de uma academia de lutas com fotos de vários rapazes fortes e moças também.


-  Filhãoooooo! Vou ver esse DVD aquiiii! gritei pra ele na porta do banheiro, nem sei  se ouviu.
Coloquei os vídeos, e meu deussssssssssssss!!! A porradaria jorrando pra tudo que é lado, igualzinho aos games que ele joga. Mas agora era o mundo real, o sangue não é mercúrio, não tem dublê.  Será que é essa academia ? Se for, ou ele vai se acalmar de uma vez ou então minha vida começa a ficar em risco.
Sempre tive a idéia fixa de que o esporte é saúde, e o boxe , esporte do qual temos alguns ídolos, sempre viveu uma guerra com essa lógica de “esporte saúde”. Afinal, um esporte que tem como objetivo desfigurar o rosto de seu oponente até pode ser divertido, mas saudável é pouco provável.


Hoje, com  o avanço do MMA (Mixed Martial Arts),  que é  um dos esportes que mais crescem em todo o mundo,  os praticantes não precisam seguir um estilo específico de arte marcial –  fica sempre o nosso respeito aos meus muitos amigos praticantes. E a partir de agora,  passo a conviver com a preocupação de ver meu garoto chegando em casa com a cara amassada.


Mas, antes de deixar  quero saber: com qual idade você deixaria o seu filho ir para o combate?


Veja os vídeos abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário