terça-feira, 23 de agosto de 2011

Noticias sobre o Mundial de Poomsae que ocorreu na Russia



POR TAEKWONDO OLIMPIC

O site TKDolimpic conversou com Mestre Renato Ribeiro sobre sua participação no ultimo mundial de poonsae ocorrido na Russia este ano.

Como foram os preparativos para o Mundial de poonsae este ano:
Como sempre, eu treino de acordo com minhas possibilidades, pois eu não tenho treinador ou melhor uma pessoa par dizer onde estao as fallhas e onde estao os erros... que podem dar uma grande diferença na pontuação, já que faço o poomsae para manter pontos e não perde-los e pra isto eu tenho que lapidar cada detalhe; com o olhar na direção e tempo certo,equilíbrio, força, plasticidade, etc...


Como foi o evento de um modo geral:
Este ano como nos anteriores foi de grande sucesso, pecando apenas no local que não era muito grande e não facilitava a circulação dos atletas da área de espera até a de competição, este ano colocaram uma competição de kiorugui por equipes com participação de quatro países com premio de 70.000 dólares, deram um dinâmica no evento,foi bacana e tirou o tédio.

Depois de ter participado de mundiais anteriores, o que teve de novo este ano:
Este ano diferente dos outros não teve nenhuma mudança relacionada coma parte técnica,teve mudança na documentação onde a obrigação do atleta ter o registro da WTF além do KUKKIWON, pois gera mais um custo para o atleta que não tem nenhum apoio e a novidade foi a mudança no dobok que foi fornecido pelo evento sem custo para o atleta

Este ano a equipe brasileira foi um pouco maior, como foi o desempenho dos nossos atletas:
Não, foram seis atletas... sendo 3 de são José doscampos/SP,e 3 de Brasília/DF(eu fui representando Brasília, eles me patrocinaram) e este ano contamos com um técnico, o Grão Mestre Marcos Rodrigues de Brasília/DF

Mestre, como foram as suas disputas:
Bem, no poomsae temos 3 etapas ;eliminatória,semi-final e final em cada fase tem que ser executado 2 poomsaes que são escolhidos no congresso técnico através de sorteio que determina quais os poomsaes, em que ordem o atleta vai entrar,eu apresentei o poomsae Korio(1ºdan) e Keumg gang(2ºdan), cometi erros mas conseguir passar para a semi-final onde apresentei Pion won(4ºdan) e Jitae(6ºdan) e deixei de ir para a final porque esquecir o segundo grito do Jitae(6ºdan) e perdi o tempo da olhada no pion won(4ºdan)estes dois detalhes me deixaram fora da disputa por medalha, e tive que me contentar com o 9º lugar na minha categoria, ...ai vem a diferença de ter alguem lhe treinando antes do campeonato,  eu já tinha cometido o mesmo erro na seletiva em Itabira/MG e so vi este erro em casa em uma filmagem que peguei com um colega de competição.

Como o senhor vê o Brasil nas proximas competições :
O Brasil tem material humano de sobra, falta apenas seriedade dos órgãos responsáveis pelo taekwondo, so no Rio de janeiro temos equipes de grande chance de medalhas como; Manoela Pontual, Marcio lousada, Marcos Alan, Maurinho e muitos atletas meus que poderiam esta fazendo bonito, eu citei estes por que eles já foram selecionados varias vezes , se não tiver apoio mínimo com certeza não teremos nada de novo nas próximas competições....todos os países estão investindo muito tanto no poomsae quanto no kiorugui....apenas o Brasil pensa apenas no kiorugui,fazer o que???
O taekwondo Brasileiro esta cada vez mais fraco em relação a parte marcial, técnica, disciplina entre outros..

Como são os adversarios do Brasil na competição de poonsae:
Os mais fortes são; Coréia,China, Thailândia,Turkia,França, México,Colômbia,Itália..... os outros estão bem mas nada tão expressivo, apenas treinando poomsae com a mesma seriedade que se treina kiorugui.

O que esta fantando no Brasil para que o  poonsae aumente o numero de participantes:
Apoio, credibilidade, seriedade, treinadores técnicos e físicos, divulgação, intercâmbio.... eu estou a disposição para formar uma grande equipe, mas quem esta disposto a treinar e fazer parte de uma equipe que começara falida, sem apoio,sem insentivo e blá..blá e blá blá blá...
o que pode-se fazer? Tem uma solução?

Pode dar um recado para o pessoal que lê o site.
Vocês que navegam neste site tem visão ampla de pesquisa, critica , vontade de saber a fundo o que esta acontecendo no taekwondo, continuem fazendo consultas e avaliando os dizeres sobre esta arte marcial cheia de valores importantes, esqueçam os políticos, pensem no esporte.... ele é super legal para sua vida, traz vários benefícios para a sua saúde física e mental sem contar com os grupos de amigos que são formados dentro da academia, nas competições, etc
Um grande abraço para todos.
Mestre Renato Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário