segunda-feira, 15 de agosto de 2011

curiosidades do mundo do taekwondo

Para uns é desporto, para outros é arte marcial e há quem nele veja uma filosofia de vida: Marlene Soares nunca deu um tchagui (um pontapé), mas fez renascer o taekwondo no Porto quando assumiu a presidência da distrital da modalidade.


Tae, kwon e do – ou “perna”, “punho” e “caminho” – é “uma arte marcial com origem na Coreia em que, para além da parte física, há também uma parte mental e educacional”, explica Marlene Soares, 41 anos, formada em gestão, ex-consultora informática e professora de musculação e fitness desde 2000.


Gestora do próprio ginásio desde então, foi nessa altura que, e sem nunca o praticar, nasceu a “cumplicidade” e interesse pelo taekwondo, juntamente como a necessidade “de criar uma associação” daquela modalidade “que se diferenciasse do funcionamento das outras”.


“Uma associação em que procuramos ter capacidade financeira para ajudar os atletas visto que o taekwondo é uma modalidade que não é barata, até pelo equipamento que é necessário”, resume.
Nascia assim em Outubro de 2005 a Associação de Taekwondo da Costa Verde que reúne três escolas: o Fashiongym, o Atlântico da Madalena e a Associação de Taekwondo de Gaia.


Daí para a presidência da ATDP – Associação de Taekwondo do Porto foi um salto, catapultado pela entrada em vigor em 2009 de nova legislação e pela “falta de adaptação de quem lá estava” ao decreto-lei que passou a estabelecer medidas específicas de apoio ao desenvolvimento do desporto de alto rendimento.


“Em 2010, houve a necessidade de mudar o presidente da ATDP e, numa assembleia convocada pelas escolas associadas, foram destituídos todos os órgãos sociais. Pelo trabalho que tinha feito na Costa Verde, propuseram-me”, lembrou.
Objectivo: Jogos Olímpicos
Num mundo essencialmente masculino, Marlene Santos tem de usar muito “jogo de cintura” para actualmente gerir, na ATDP, 10 escolas do distrito do Porto com um total de 270 atletas e cujas idades oscilam entre os oito e os 30 anos.


E porque não o pratica, dedica-se a “estudar o taekwondo e perceber como funciona”, para além de se rodear de quem perceba, goste de trabalhar e da modalidade”.
Para a próxima época, prevê aumentar para 15 o número de associações na ATDP. No futuro, quer “fazer com que a ATDP tenha os melhores campeões a nível nacional e que seja possível levá-los aos Jogos Olímpicos”.



Não é de todo irrealista. Tem para já “boas promessas”. Para isso, espera poder contar com o Centro de Alto Rendimento de Taekwondo de Gaia, cuja conclusão se prevê para Abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário