terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Taekwondo Praia Grande entrevista: Ms Carlos Mariano

Boa tarde turma


Como prometido começamos a postar algumas entrevistas com grandes nomes do taekwondo nacional começamos pelo mestre campeão e promotor de evento o sr Carlos Mariano da academia MCM segue tambem seu curriculum como atleta.

Mestre Carlos Mariano

- Campeão Mundial de Duplas
- Bi Campeão no Aberto de Londres
- Bi Campeão Sudamericano Interclubes - Peru
- Tetra Campeão da Copa América
- Bi Campeão Festival InterContinental
- Campeão Bleck Belt USA
- Tetra Campeão Brasileiro
- Hexa Campeão Paulista




Mestre Carlos quando o sr iniciou no taekwondo e com quem .
Ms Carlos Mariano: Iniciei o Taekwondo WTF em Itaquera - SP na década de 80, meu então professor Emídio Watanabe foi embora pro Japão e eu me filiei a integração Liberdade com o Mestre Yeo Jin Kim ao qual permaneço até hoje. Após faixa preta pratiquei Hapkido, Jiu-Jitsu, para ter uma noção melhor sobre lutas e técnicas de solo, mas minha paixão, dedicação e empenho são para o Taekwondo.
Sou 6º Dan no Taekwondo, formado em educação física e aconselhamento metafísico, também cursei psicodinâmica aplicada em negócios, psicanálise de Freud, behaviorismo (manejo comportamental), orientação para resultados e motivação humana, estudada por: Pavlov, Watson, Skiner e Bandura, me tornando pioneiro no Brasil na aplicação da metafísica e do manejo da orientação para resultados (O.R.) em atletas e professores de taekwondo. O que representa um Know-how exclusivo na área de treinamento e nas aplicações de variadas metodologias.

Quantos anos o Sr tem de pratica.
Ms Carlos Mariano: vou fazer 27 anos de prática

O Sr tem um dos maiores grupos de taekwondo de SP conte um pouco como foi construir está marca.
Coordenar a equipe MCM Taekwondo Team é uma das maiores realizações da minha vida, ao longo destes anos, nos qualificamos, ampliamos o número de alunos e filiais (hoje são mais de 50 filiais e aproximadamente 1600 alunos), ganhamos títulos e reconhecimento nacional e internacional, em 2008, 2009 e 2010 fomos à equipe de taekwondo que mais cresceu em São Paulo e em 2012 ganhamos o título do Destaque esportivo Nacional como melhor administração do taekwondo pela Liga Nacional.
As dificuldades iniciais são as comuns da maioria dos professores de taekwondo que é não ver o taekwondo como negócio e que mesmo os projetos sociais tem que ser auto sustentáveis.

Como o Sr ver a evolução do taekwondo hoje
Mestre Carlos: Muito se fala em evoluir no taekwondo, mas a maioria dos dirigentes nao sabem o que fazer para evoluir, falta planejameno e falta visão empreendedora. Como vai crescer se nao tem politica para formação de profissional? Como vai crescer se nao há politica para formar estrutura e centros de treinamento para atletas de alto rendimento?
No Mundial na Coréia o Brasil não chegou nem perto das principais classificações, no Pan tirando o Márcio que foi prejudicado pela arbitragem os demais brasileiros nao foram bem. Hoje com tanto dinheiro que entra na CBTKD que podem ser investidos em atletas, professores e projetos visando a socialização do taekwondo, em minha opinião não estão sendo bem administrados.
Capacidade e potencial de atletas não faltam para o Brasil, o que falta é uma boa equipe com treinador e técnico competentes, nutrólogo, endócrino esportivo, terapeuta com experiência em manejo comportamental e motivação humana, uma meta planejada com toda equipe, inclusive e fundamentalmente com os atletas que vão compor este grupo. Isso sem falar na remuneração destes profissionais e atletas, ai sim começará a ter resultados significativos para o país.


Sabemos que o Sr também e promotor do evento Intercontinental o mesmo já teve 8 edições e já atendeu mais de 7 mil atletas (aproximado)nas 8 edições o que o Sr pode falar de uma próxima edição e se haverá.
Mestre Carlos: O Festival Intercontinental é um dos maiores eventos da Liga Nacional junto com a Copa América, mas pra organizar um evento desse porte com boa premiação, brindes para atletas e dirigentes, além de Hotel para os Mestres fica muito caro e depende de patrocínios e convênios.
Acredito eu se encontrar-mos bons parceiros a Liga Nacional organizara com qualidade, mas a palavra final é do Presidente.

Como o Sr vê o futuro da LNT perante a CBTKD e uma possível integração dos atletas da LNT para eventos da CBTKD.
Mestre Carlos: Há mais entre o céu e a terra do que nós imaginamos. Neste momento acredito que a LNT deva se empenhar apenas em seus filiados, fazer o dever de casa e investir em crescimento.
Muitos da CBTKD ao meu ver nao querem integração com a LNT.

Cite um momento marcante dentro do taekwondo para o Sr.
Mestre Carlos: São varios, desde a primeira viagem internacional pra competir, os pódiuns que tive a oportunidade de subir, o desenvolvimento de meus alunos, quando vejo eles conquistando a sonhada faixa preta, os 5 mestres que ja formei e indo para o 6º, cada nova filal, cada aluno que vejo conseguindo fazer o que antes era dificil pra ele...

Fale um pouco mais do seu site e que encontramos lá
Mestre Carlos: www.mestrecarlos.com.br lá voce encontra o curriculo de graduação para ajudar didaticamente os alunos, resultado das graduações, principais atletas da nossa equipe, onde treinar, galeria com nossos faixas pretas e muito mais... faça uma visitinha.

Cite um(a) atleta que o Sr gostaria de ver ganhando uma medalha olimpica
Mestre Carlos: a Natália por tudo que ela fez e faz para o taekwondo competitivo Brasileiro e para o Márcio que é um bom exemplo de praticante de taekwondo e ser humano.

Deixe um recado aos seus atletas e companheiros de faixa.
Ms Carlos Mariano: Agradeço e muito por poder colocar parte do meu ponto de vista nesta entrevista, torço e trabalho muito para desenvolver nossa modalidade. Para os parceiros meu muito obrigado, para os interessados em crescer no taekwondo administrativamente contem comigo.

4 comentários:

  1. Ms Carlos Mariano, você ainda tem contato com o prof.emidio, conheci em Itaquera

    ResponderExcluir
  2. Devo ter te conhecido também , saudade daquela academia

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo Ms Carlos Mariano continua com o seu grupo MCM na capital essa entrevista foi a alguns anos atrás.

    Com certeza um dia vamos repetir.

    ResponderExcluir