terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Falavigna acusa ex-técnico da Seleção de usá-la como "bode expiatório"

O taekwondo brasileiro viveu momentos de turbulência no último mês. A atleta Natália Falavigna, medalha de bronze na Olimpíada de Pequim e um dos grandes destaques do País no esporte, foi acusada pelo técnico Fernando Madureira, até então treinador da Seleção Brasileira, de ter sido a causa de seus afastamento do comando do Brasil.


Em entrevista ao jornal Correio Braziliense no último mês, Falavigna criticou duramente a preparação do Brasil sob o comando de Fernando Madureira. Coincidentemente, o treinador foi afastado pouco depois. A atleta, contudo, afirma que as suas críticas não tiveram relação com o afastamento do treinador.
"Infelizmente o Fernando ficou muito chateado porque o presidente (Carlos Fernandes, da CBTKD) havia decidido que a comissão seria afastada e ele acabou imaginando que eu tive alguma coisa a ver. Minhas críticas não tiveram nada a ver com isso, ele quis achar um bode expiatório para explicar o afastamento", disse ao Terra Falavigna, antes de completar que está focada só no treinamento.



"O meu papel como atleta é fazer o meu treinamento, qualquer coisa sobre o Fernando cabe ao presidente da confederação. Quem manda no taekwondo é o presidente", ressaltou. Após as críticas da taekwondista, Fernando Madureira disse à imprensa brasileira que ela era "tendenciosa". Falavigna, contudo, diz não se importar com as declarações de Fernando.



"Eu não ligo para o que ele fala ou pensa sobre mim, não tem importância. Confio na minha equipe, os profissionais certos trabalham comigo há bastante tempo. Os meus resultados é que vão falar por mim", disse.
 

Técnico desconhece afastamento; presidente confirma
Em contato com o Terra para comentar as declarações de Natália, o treinador Fernando Madureira mostrou-se surpreso com o suposto afastamento. "Eu deixei meu cargo à disposição do dirigente, ele falou que ia fazer mudanças, mas até agora não tem nada oficial. Ele contou que vai mexer, mas nada oficial até agora. Estou muito tranquilo", disse.


Em relação, às declarações de Falavigna, Madureira, que trabalhou durante três anos com ela, diz que se revoltou por causa da comunidade dos treinadores. "Não me preocupo porque tenho pós-graduação e cursos. Foi um secretário de esportes que me avisou e achei o comentário uma estupidez, pode me prejudicar. Ela colocou que os treinadores brasileiros não têm conhecimento básicos, briguei mais pela comunidade".



Apesar de o treinador desconhecer o afastamento, o presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), Carlos Fernandes, confirmou que Fernando Madureira está ciente de que não treinará a Seleção Brasileira a partir de 2012.



"Na verdade eu comuniquei a ele, não fiz oficialmente porque tem alguns contratos até o fim de dezembro. Ele já está ciente de que vou mudar a comissão técnica neste ano. Não foi totalmente oficial, mas ele sabe que não continuará com a gente no próximo ano", contou o dirigente ao Terra.



Alegando ser uma coincidências as declarações de Falavigna e a demissão do treinador, Fernandes diz que a próxima comissão técnica da Seleção deverá contar também com estrangeiros. "Pretendo mesclar. Estou em conversação com alguns técnicos estrangeiros, mas é difícil porque eles já têm contratos até Londres. Mas pretendo mesclar", afirmou.


 Considerações sobre a materia

Bem particularmente o tecnico Madureira e  a atleta Natalia são 2 icones do taekwondo nacional eu vejo esse embate como a democracia corintiana como fez o saudoso Socrates no time do parque são jorge nos anos 80 mas infelizmente o presidente da federação paranaense e ex tecnico da seleção cometeu alguns erros primarios que o deixaram sem muito credito com a CBTKD.

Vamos ver o que aconteceu com nossa seleção deste o inicio de 2011, em Janeiro houve um camping e nele havia toda a turma que havia consegui conquistar uma vaga para o pré pan e tome treino até dizer chega ainda no camping foi garantido aos atletas que quem ganhasse a vaga seria a pessoa a ir ao Mexico defender o Brasil lá foi o que não aconteceu nos casos de Henrique Precioso que se machucou na seleteiva fechada a e Helloyane Paiva que estava na China no Universiade.

Houve durante o ano uma serie de eventos sendo que em muitos a turma selecionada por Madureira literalmete levou correria ai vem o pan para mudar um pouco a situação todo mundo novamente concentrado e coisas e tal...o pan veio com uma seleção composta por mais de sua metade de taekwondista experientes e os outros paises com juniors ou seleções B ai imaginamos que seria mel na chupeta mas.... nem co o retorno da Natalia se seu tecnico particular e a juventude de Raphaela e Katia e a experiencia do Douglas, Diogo e Marcio veio somente 1 medalha de bronze e as reclamações de cansado do Diogo que tem mais hora de milhagem que muita aeromoça de companhia aerea e a Natalia com cara de quem havia ido a treino entrou o sinal vermelho na seleção que naquele momento só tinha garantido uma vaga com o Diogo.

Ultima classificatoria tambem no Mexico se repitiu a mesma equipe que foi ao pan com a ausencia de Diogo que já tinha vaga garantida Como haviamos dito na epoca do pan a Katia lutou bravamente bem mas não deu ela ficou com dificuldades com a enverdagura das atletas em sua categoria, o Marcio literalmente foi garfado coisa que o proprio Fernandes está correndo atras de resolver pois o tecnico Madureira não conseguiu faze-lo naquele momento

Quem supreendeu foi a medalhista de bronze Natalia que se recuperou do fracasso da pan e literalmente mandou um recado a todos os profissionais das cadeiras (que treinem e muito para entender da fisiologia dos atletas) sendo que ela é a unica que faz esse trabalho diferenciado faz e tempo ela tem sua propria psicologa, nutricionista e tecnico que foi usado no pan e na seletiva com o consetimento do proprio Madureira.

Ai contra fatos não há argumentos o Proprio Madureira deixou o cargo a disposição depois da bomba que a atleta deixou no correio brasiliense...mas vamos as pessoas citadas o mestre Fernando é presidente da federação do estado do Paraná cargo que foi algo de criticas por muitos blogs e tambem promotor do Brazil Open que neste ano teve algo diferente pontos validos para o ranking da CBTKD o evento foi bonito como em todos os anos mas teve lutas até altas horas da madrugada que tambem foi algo de critica de diversos blogs, sites e atletas e tambem é um apoiador do CREF no seu estado o que gera mais criticas a sua multi-gestão mas lembrando que o Mestre Madureira merece todo nosso respeito e admiração, por ter feito e conseguido metade das metas que se propos a realizar deixou dentro da confederação abriu caminhos para uma serie caminhos para o futuro do taekwondo brasileiro.


A Natalia sem comentarios se propos a ir a Londres e conseguiu trabalhou com sua equipe para realizar seus objetivos ela representa o Brasil faz tempo agora é só desejar toda sorte do mundo aos dois e ver o que dá em Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário