quinta-feira, 26 de abril de 2012

Yahoo - Don Frye ponto de vista e anabolizantes

 Bom dia turma segue uma entrevista com um lutador e ex- atleta dos pesados do UFC o sr Don Frye ele fala sobre alguns eventos que estão acontecendo e tambem sobre o dopping no MMA e sobre Mike Tyson* achei super legal as comparações que ele fez de um campeão e como a midia trata o mesmo quando perde, acho que serve para pensarmos até onde chegamos e onde queremos chegar


 Uma das maiores lendas do MMA, Don Frye sempre teve como características a dureza que impunha aos adversários, além de uma um bigode singular e uma língua afiada. Aos 46 anos, o lutador, que ainda está em atividade, faz combates esporádicos, mas mantêm vivas suas outras duas marcas registradas. O campeão do torneio dos pesos pesados do UFC 8, vice-campeão do GP da categoria do UFC 10 e ex-competidor do Pride deu uma longa, divertida e polêmica entrevista ao site Middle Easy. Confira os melhores trechos abaixo:


Você assistiu as lutas de sábado (21)?
Sim, claro. O Joe Silva (responsável por fazer o casamento das lutas do UFC) faz um trabalho excepcional. Ele merece todos os créditos.


Acredita que Dan Handerson tem chance de vencer Jon Jones?
Ele não tem a menor chance.


E alguém tem?
Don Frye, se deixar de lado esse traseiro preguiçoso. Eu já havia dito o que vou dizer agora há um ano: ele vai limpar a categoria dos meio-pesados antes de subir para os pesados. Com 1,93m e 23 anos de idade mais ou menos ele ainda consegue lutar com 93Kg por algum tempo, mas vai chegar um momento em que a idade e a gravidade vão chutá-lo e sua vida ficará mais difícil. Então, até que ele suba e faça uma grande luta com Junior dos Santos, ninguém vai tocá-lo. Cigano vai dominar os pesados até que Jon Jones apareça por lá. Ninguém conseguirá vencer o brasileiro nos pesados, como ninguém consegue enfrentar Bones entre nos meio-pesados.


Como fã de lutas, você prefere que uma divisão de peso seja dominada por um lutador, ou acha melhor que o cinturão mude de mãos constantemente?
Tanto faz. Eu me lembro quando Tyson chegou aos pesos pesados do boxe. Ele destruía quem estivesse em sua frente e todos primeiramente o adoravam. Depois, diziam que não valia o dinheiro pago para ver uma luta tão rápida. Ele era sensacional. Vencia quem viesse enfrentá-lo e as pessoas reclamavam que não havia adversários do seu nível. Mas quando o desafio chegou e Tyson foi derrotado, disseram que ele estava acabado. O que eu acho é que tem muito lutador de sofá por aí, sem coragem de subir lá. Esses caras dizem que se recebessem um milhão de dólares, lutariam contra Mike Tyson. E eu digo: 'Não, vocês não lutariam contra Tyson. Ele mataria vocês. Não haveria luta.' Existe uma grande diferença entre lutar contra Mike Tyson e ser morto por ele. É mais ou menos o mesmo que acontece com Jon Jones. Ele é um atleta superior, como Anderson Silva, Junior Cigano e Georges St. Pierre. Eles são os donos de suas categorias e vão dominá-las por muito tempo.


Você acompanha e se diverte com o MMA?
Claro, se um grande atleta estiver lutando, sim. Mesmo entre as mulheres, qual é o nome daquela moça?


Ronda Rousey
Isso! Ronda Rousey, ela é fenomenal e meu mestre ajudou a treiná-la quando ela era uma menininha, mas você não vê isso sendo falado por aí. Uma coisa desse esporte e a velocidade com que esquecemos. Qual o nome daquele idiota? Dominick Cruz. É um mentiroso sem vergonha. Falou que aprendeu a lutar na sua garagem. Mentira. Meu aluno, Rocko, deu aulas a ele. Como ele vem dizer que aprendeu tudo sozinho? Rocko treinou esse imbecil por uns dois anos e ele diz uma coisa dessas? Mas eu sou um fã de Urijah Faber e espero que ele dê uma surra em Cruz quando eles se enfrentarem na próxima vez.


Será uma boa conclusão para uma trilogia de lutas.
Sim, os dois são bons e Dominick, mesmo sendo um babaca, luta bem. Para ser um lutador de ponta, você precisa ser um pouco idiota. Mas seja um idiota honesto e dê crédito a quem merece.


Essa é uma metáfora para a vida? Você deve ser um idiota para chegar ao topo?
Claro, mas tem que ser um idiota honesto. Entende?


Acredite, eu te entendo.
(Risos)É isso aí, parceiro! Aposto que já vi de tudo nesse esporte. A verdade é que o universo da luta é um microcosmo. Se você sobrevive a este esporte, você sobrevive no mundo.


Falando da Ronda Rousey, ela disse que adora o seu bigode.
Agradeça-a por mim. Eu faria uma piadinha sem graça, mas ela pode quebrar o meu braço. Até gostaria que acontecesse.


O seu bigode fazia sucesso com as mulheres?
Sim, claro. Quer saber? Eu acho que eu atrapalhava o meu bigode de vez em quando. Esse era o problema. Elas se atraiam pelo bigode, mas o meu cérebro e o que saía da minha boca botava tudo a perder.


Qual a sua opinião sobre a onda de doping que vem assolando o MMA?
Na verdade, o fim do mundo se aproxima e há coisas mais graves do que alguns atletas se dopando. Há cerca de dez anos, 80% das notas de dólar tinham traços de cocaína. Olhe para os dados sobre prisões de deputados e senadores. Ë nojento. E cada vez que o governo rouba os incautos do povo, aparece um atleta dopado para desviar a atenção. Se os atletas se drogam, isso mexe com o que faz o mundo girar. Não quero que ninguém banque o estúpido, mas olhem para o todo. A economia, a segurança nacional ao invés de se preocuparem com um atleta dopado. É estúpido, fico até com dor de cabeça.


Há alguns anos, Jeff Monson disse que todo tipo de esteroides anabolizantes e drogas para melhora do desempenho deveriam ser legalizadas. Você concorda?
Se você quer saber, eu concordo. Minha mulher até me chamou de hipócrita no ano passado. Ela perguntou se eu me sinto bem desse jeito e eu disse que sim. Monson levantou uma questão interessante. Tudo deveria ser liberado para quem traz lucro. Atletas fazem isso e dão alegria ao povo. Eles desviam a atenção do que está acontecendo no mundo. Os políticos deveriam legalizar tudo e os ignorantes continuariam a ignorar tudo que os cerca.


Você prefere o MMA atual, que está em um estágio de contínua evolução técnica, ou o velho duelo de estilos que havia no passado?
Você veio aqui me insultar? Da onde você é?


Chicago. Eu até assisti o UFC 8 esses dias...
Ótimo, mas você viu também o UFC 9?


Lógico!
Acho muito bom você ter visto o UFC 9. Contra quem eu lutei?

Amaury Bitetti
Você pronunciou errado. Você é pior do que Chael Sonnen. Todos os brasileiros vão te matar.

O que acha de Chael Sonnen?
Bitetti, um grande lutador... Chael? Ele é um lutador muito competente, gosto dele. Ele é extremamente competente por ter perdido da mesma forma quatro vezes (risos). Quer saber? Ele é divertido de se ouvir, mas não é ele que escreve aquilo tudo que ele diz. Ele é um bom rapaz e inteligente, mas não o suficiente para escrever aquelas coisas. Acho que algum homossexual que mora com a mãe no Queens (bairro da cidade de Nova Iorque) faz os discursos dele. Por isso ele foi um criminoso fracassado, ele não era inteligente o suficiente para não ser pego (risos).

O que você acha da luta entre Nate Diaz vs Jim Miller?
Opa, quando será?

Daqui duas semanas, dia 5 de maio.
Acho que Diaz vence. Da onde Jim é mesmo?


Ele é de Nova Jersey.
E onde será essa luta?


Em Nova Jersey.
Se Diaz não terminar a luta e ela for para decisão, acho que Miller leva essa. Se você é um lutador e enfrenta um adversário na casa dele deixando que o combate vá até o fim, é porque merece perder. Nunca deixe na mão dos juízes.

Os juízes do MMA melhoraram ou pioraram com o passar do tempo?
Eles chegaram ao auge no UFC 1. Não acho que tenham melhorado ou piorado. O boxe tem tanta influência no planeta há tanto tempo que isso arruinou qualquer perspectiva. Você viu a luta entre aquele filipino (Eddie Yagin) e Mark Hominick?

Sim, achei que Hominick venceu
Exato! Pela regra do Pride, Hominick venceu. O boxe nasceu na Inglaterra, se transferiu para os EUA e todo aquele papo. Mas a regra do Pride é a que deveria valer. Hominick deveria ter ganhado. E daí se ele sofreu dois knockdowns e duas quedas? No MMA as coisas são totalmente diferentes do boxe. Hominick arrebentou Yagin no terceiro assalto. Se você me dá uma surra por dois rounds e meio e eu te destruo da metade do terceiro round em diante, alguma coisa está errada. Na rua você não diz que ganhou uma luta por ter dominado seus primeiros dez segundos? Desculpe, amigo, mas você perdeu.

Seu palpite para Josh Barnett vs Daniel Cormier.
Quando é? Onde é? Por que eu me importaria? Isso não interessa para ninguém. Eu não me importo.

Pedro Rizzo e Fedor?
Não estava sabendo. Por qual organização?

M-1
Quem se importa? Pedro nos últimos cinco anos vem sentando na beira da praia e vendendo roupas, mas do nada ele sai da aposentadoria? É o que eu digo, esses russos tem muito dinheiro para sair por aí e tirar qualquer um da aposentadoria.

Muita gente acusa Fedor Emelianenko de estar manchando a sua reputação ao continuar a lutar. O que você acha disso?
Minha mulher me diz a mesma coisa. Mas lutadores lutam. É o que nós fazemos. Se eu não estivesse lutando, estaria parado em casa, sem fazer nada, pensando no meu legado? Nada disso. Se alguém não entende isso, então não tenho mais nada a dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário