segunda-feira, 2 de abril de 2012

FTEMG e FETESP garantem participação brasileira no Mundial Júnior



O final de semana foi tumultuado em relação à participação brasileira no Campeonato Mundial Júnior de Taekwondo. Já estava sendo falado entre dirigentes que dos 19 atletas da seleção apenas 13 atletas e mais 4 membros (um delegado e 3 técnicos) iriam participar do evento, dentre os atletas que não iriam mais participar alguns não iriam por falta de documentos, como o passaporte e outros por falta de vacina que seria exigida. Mas o que gerou grande revolta na comunidade taekwondista, pais e amigos de atletas, que pode ser facilmente acompanhado nas redes sociais, foi o e-mail então enviado informando a todos de que o Brasil não iria mais participar no Campeonato Mundial Júnior.


Prezados
 
Comunicado Oficial sobre o Campeonato Mundial do Egito
 
Comunicamos que recebemos neste momento a informação da agência de Viagens Tamoyo de que não foi possível confirmar a emissão dos bilhetes para o Egito devido a não aprovação do projeto pelo COB . A data limite para a emissão dos bilhetes seria a data de hoje, tendo em vista que a viagem estava agendada para o dia 02/março/2012. Desta forma não existe mais tempo hábil para processar o projeto. Pedimos desculpas aos atletas e aos responsáveis mas fatos ocorreram alheios as nossa vontade.
 
A Comissão técnica irá apresentar um novo planejamento para 2012 na próxima semana.
Cordialmente,
 
Carlos Luiz Pinto Fernandes – Presidente
 
Alberto Maciel Júnior – Coordenador da Seleção Juvenil


Começaram os telefonemas, recebi ligações dos pais e técnicos de atletas pedindo ajuda e a minha intervenção em defesa dos atletas neste caso. Então liguei para o coordenador da Seleção Juvenil, Sr. Alberto Maciel Júnior, que confirmou que estava definido que o Brasil não iria mais ao Mundial Júnior. Solicitei então ao coordenador que me enviasse os passaportes pois os atletas mineiros iriam participar do Mundial Júnior, a FTEMG iria enviar os atletas mineiros. Ao mesmo tempo a FETESP em contato com um dos técnicos da Seleção Brasileira Juvenil também ofereceu apoio para enviar os atletas paulistas. Logo em seguida recebi a informação que voltaram atrás e que o Brasil iria participar do Mundial Júnior, porém selecionariam os atletas que iriam, também soube que o coordenador da Seleção Juvenil não iria viajar com a Seleção. Desde então estamos aguardando mais informações.


Indignado
Perante a sociedade taekwodista manifesto minha indignação sobre os fatos em relação ao desleixo da Confederação Brasileira de Taekwondo, CBTKD, com sua Seleção Brasileira Juvenil, que embarcaria amanhã se é que embarcariam mesmo para o Mundial Júnior.
 

Será que é tão simples assim? Não é de agora que estes atletas estão (estavam?) sonhando com esta competição. Sonho este que se tornou um objetivo na vida destes bravos jovens, porque não dizer, destes que fazem parte do futuro do taekwondo competitivo do nosso país, objetivo este que começou desde o planejamento a nível estadual, eventos nacionais chancelados para somar pontos no ranking e assim chegar à Seleção Brasileira, o que envolve também muita dedicação, sacrifício, disciplina, doação e investimento. Acredito que cada um que buscou a realização do seu objetivo, tenha investido em média R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00 apenas para participar das competições pela conquista desta tão sonhada vaga, neste percurso ainda se depararam com seletiva cancelada, inicialmente seria no Rio de Janeiro e na última hora transferiram para Sergipe, que acarretou um aumento de aproximadamente 150% para cada atleta no custo para participação no evento. 


Foi uma tremenda falta de respeito com os atletas que por meses esperaram por esta data e que faltando quatro dias receberam o e-mail com a informação da transferência do local da competição. Será que não pensaram que uma frustração pode custar muito caro na vida destes jovens atletas? E que pode trazer prejuízos e danos emocionais irreparáveis, principalmente durante esta fase, na construção de seus sonhos e objetivos profissionais?
 

Sem falar nos pais destes atletas, que tiveram gastos com a preparação de seus filhos, muitas vezes sacrificam o próprio orçamento da família para realizar o sonho de seus filhos, os pais acreditam que estes desafios e competições agregam importantes valores na formação dos seus jovens filhos, onde principalmente os valores do esporte influenciarão no seu sucesso profissional e pessoal, não podemos esquecer também do sonho de um dia ver seu filho em uma Olimpíada.
 

Tanto envolvimento e investimento, familiares e amigos todos unidos, felizes de estarem participando na realização de um sonho, de cumprir mais uma etapa na conquista dos objetivos do jovem atleta, de repente, na véspera da viagem, recebem dos responsáveis pela viajem um e-mail apenas pedindo desculpas.
O que será que pais e filhos a partir de agora podem estar pensando? Para que tanto trabalho, dedicação e planejamento pessoal?


Participação no Mundial


Não tenho dúvidas de que a iniciativa da FTEMG e da FETESP em enviar os atletas de seus estados para o Mundial Juvenil foi o que provocou a decisão de voltar atrás e enviar atletas, alguns estão pagando do próprio bolso, para o evento por parte da entidade maior do taekwondo nacional. Como já comentei, parece até fácil, mas não podemos trabalhar desta forma, estamos lidando com pessoas, aliás jovens e que principalmente possuem sentimentos. Qual a condição psicológica dos atletas juniores que estarão participando do Mundial após estes dias sob grande pressão e estresse? Um turbilhão de emoção e adrenalida, decepção, esperança, alegria, incerteza, dúvidas, enfim, não tenho dúvidas que toda a situação mexeu, e muito, com estes jovens. E sobre aqueles que não participarão?


Ao mesmo tempo em que me solidarierizo com todos os atletas da Seleção Brasileira Juvenil, pais, familiares, amigos, professores, técnicos e mestres, reafirmo o meu compromisso com toda comunidade taekwondista, de apoiar o desenvolvimento e defender o taekwondo brasileiro, o nosso taekwondo!
Atenciosamente,

Marcelino Soares de Barros
Vice-Presidente da FTEMG

COMENTARIOS SOBRE A MATERIA;

FIM DA VARZEA... A CONFEDERAÇÃO ESTÁ ENTREGUE OU EM LOST MESMO PRECISOU OS DESAFETOS DO PRESIDENTE PEGAR A TURMA DO JUVENIL NO COLO E DAR AFAGO POIS  SE A CONFEDERAÇÃO QUE TERIA QUE DAR ESSE SUPORTE NÃO DEU....ENTÃO F%$# MESMO POIS SE OS CARA FOREM PARA O EGITO E TRAZEREM RESULTADOS POSITIVOS PARA QUEM IRA O MERITO.........POIS ENTREGARAM AS OVELHINHAS AO LOBO OU FOI O LOBO QUE ENTREGOU AS OVELHINHAS A LIBERDADE.

FICA AI MINHA CARA QUENTE 

O FIM DA VARZEA NA ARTE MARCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário