sexta-feira, 27 de abril de 2012

FETESP - A importância do Hosinsul para o Taekwondo.

Bom dia turma

Vi essa materia na FETESP e sinceramente achei um pouco estranho alguns pontos abordados como a instrução de mestre e outras artes marciais que venham a suprir a falta do Hosinsul dentro de nossa modalidade.

A pobreza de nossos mestres hoje neste quesito é culpa do tal olimpismo comercial que é introduzido dentro das cabecinhas de nossos pretas que na sequencia viram mestres adestrados a somente a obedecer e pagar e pagar. Acho que esse cursinho de curta duração deveria ser no minimo de graça para todos pois quem vendeu o produto taekwondo foram os que hoje tem seus 7 e 8 DANS e que com o tempo se esqueceram de suas raizes.

Fica ai meu ponto de vista para esse assunto e o professor e mestre de taekwondo tem que procurar mesmo conhecer outras artes pois se um dia o taekwondo politico falir o taekwondo arte teremos outras opções marciais ou melhor virar academia de MMA, que o o esporte da moda e que dá dinheiro para quem sabe misturar as artes entre si.

A formação dos alunos, faixas pretas, professores, instrutores e Mestres é responsabilidade das academias, Mestres e Grão Mestres, em uma ação de apoio e fomento a nossa modalidade e seus profissionais a FETESP estará realizando neste final de semana o 1º CURSO ESTADUAL DE HOSINSUL.

Hosinsul é o fundamento que trata da arte da Defesa Pessoal. Atualmente e principalmente após o taekwondo ter sido promovido ao status de esporte olímpico e assim começando a ser desenvolvido e massificado (como esporte), muitos fundamentos originais da Arte Marcial foram esquecidos. A nova geração comparada as das décadas anteriores está sendo formada basicamente no esporte taekwondo, há uma grande diferença, o conhecimento e formação do Mestre da geração Taekwondo Arte Marcial é muito mais complexa do que a dos Mestres atuais, da geração esporte, arrisco em dizer que hoje "Mestre" é apenas um pronome herdado, das gerações anteriores, para simbolizar que o faixa preta conquistou o seu 4º DAN e que no Brasil é automático o uso deste pronome, o mais adequado nos dias de hoje seria usar o termo "técnico de taekwondo", o correto sabemos que é passar pelo curso de formação de Instrutores e Mestres, como o que é realizado no Kukkiwon, onde os aprovados recebem o título de International Instructor, conquistam o direito de aplicar exames de nível GUB e podem usar o pronome Mestre.

Não é mais estranho encontrar Professores e Mestres buscando preencher esta lacuna, deficiência na sua formação, em outras Artes Marciais, é até comum hoje Mestres de taekwondo buscarem estes conhecimentos no Hapkido, Tang Soo Do, Karatê, Jiu-Jitsu, Aikido, entre muitas outras Artes Marciais, mais um reflexo da necessidade em adquirir este conhecimento.

A promoção do Taekwondo como esporte olímpico foi e é de extrema importância para a popularização do nosso esporte, é o que dá maior visibilidade ao público, porém no conjunto taekwondo, a competição esportiva é apenas parte dele, isto sugere que não devemos esquecer dos outros fundamentos e elementos que formam o taekwondo. Uma prova disso é a própria WTF (World Taekwondo Federation) realizar o Campeonato Mundial de Poomsae e se pode observar nas regras que vários critérios de avaliação estão baseados na essência da Arte Marcial Taekwondo e a maior prova desta carência na formação é o tímido interesse nestas competições, porém acreditamos que muito em breve ganhará o seu merecido e digno espaço, afinal após mais de 2 décadas esta foi a primeira ação oficial neste sentido.

O Hosinsul é uma das manifestações práticas do Poomsae e dos demais elementos do taekwondo e deve fazer parte do conteúdo programático das aulas nas academias. Identificamos esta lacuna na formação e com objetivo de preenchê-la oferecendo conhecimento necessário estamos organizando e sistematizando o ensino deste fundamento.

Não apenas a necessidade do preenchimento desta lacuna mobilizou a FETESP como também o mercado, atualmente o mercado das Artes Marciais busca este fundamento, Defesa Pessoal, quantas pessoas entram em uma academia em busca de aprender uma Arte de Defesa? Na maioria dos anúncios observamos que é "vendido" o produto "Defesa Pessoal", mas quantos estão aptos a ministrarem aulas desta matéria? Qual a porcentagem de alunos da sua academia que buscam as aulas para se tornarem competidores e qual a porcentagem que busca as aulas com outros propósitos? Qual a porcentagem de alunos que deixam de praticar taekwondo, e que nem chegam ao 4º GUB, e começam a praticar outra Arte Marcial? Oferecer aulas de Hosinsul, que deveria fazer parte das aulas de taekwondo, também pode ser considerada uma forma de retenção de alunos na sua academia.

Invistam na sua formação, no seu conhecimento, assim você poderá oferecer melhores serviços e com maior qualidade além de praticar e ensinar o taekwondo completo em toda a sua essência!



Nenhum comentário:

Postar um comentário