segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fernando Madureira diz que seleção estava bem preparada, mas que o nível dos adversários era muito alto na disputa do taekwondo em Guadalajara

O técnico londrinense Fernando Madureira, que acompanhou atletas brasileiros de taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, confirmou ter sido um grande fracasso a participação do Brasil, que trouxe apenas uma medalha de bronze. Depois de um ano de bons resultados, a delegação brasileira chegou ao México credenciada a obter medalhas nas seis categorias que classificou para os Jogos, mas a decepção foi muito grande.

“Se eu não fosse tão experiente, com tantos anos de competições, eu teria ficado depressivo. Foi bastante complicado ver que o trabalho não rendeu o resultado esperado. Tivemos um ano bom, mas no Pan quase nada de bom aconteceu para a delegação”, comentou o técnico, que dividiu com outra londrinense, Carmem Carolina da Silva, a tarefa de orientar os atletas durante as lutas em Guadalajara.

Madureira lembrou que o grupo chegou ao México com bastante antecedência para se ambientar, teve duas semanas de treinamento em La Loma, e estava tudo indo bem até começarem as lutas. “A seleção teve um ano com muitas viagens, uma rodagem boa e foi justamente neste ano, quando tivemos maior incentivo, com a mídia internacional nos assediando pelos resultados que obtivemos, justamente no Pan deu tudo errado.”

Diogo Silva, bronze em Santo Domingo 2003, ouro no Pan do Rio 2007, campeão nos Jogos Mundiais Militares este ano e já classificado para Londres 2012, não conseguiu lutar bem em Guadalajara. Além dele, a seleção tinha a londrinense Natália Falavigna, prata no Rio e bronze na Olimpíada de Pequim 2008; Raphaella Galacho (categoria até 67 kg); Kátia Arakaki (até 49kg); Douglas Marcelino (até 80kg); e Marcio Wenceslau (até 58kg).
 

Apenas Márcio conseguiu medalha, de bronze, ao perder para o mexicano bicampeão mundial Damian Villa. Antes, ele havia passado pelo uruguaio Mayko Votta.
Madureira analisa que a dificuldade de Diego e Natália, as maiores esperanças de medalhas, foi falta de ritmo, além de terem enfrentado adversários muito bem preparados. “Nas Américas, o nível está muito igual. Alguns países estão investindo em esportes individuais e sempre aparece alguma revelação. Faltou ritmo para a Natália e o Diego pegou
adversário forte logo na primeira luta.”


Diogo, da categoria até 68kg, já treinou em Londrina e venceu a primeira luta, passando pelo jamaicano Nicholos Dusard e depois caiu nas quartas de final diante do americano Terrence Jennings. Natália caiu logo na estréia, perdendo para a americana Lauren Hamon, por decisão dos juízes.
O técnico pede desculpas à torcida e à comunidade do taekwondo pelos maus resultados. “Resta é pedir desculpas e trabalhar para conseguir resultados bons em Londres 2012.”

No passado
Fernando Madureira disse em Londrina que o Pan já ficou no passado e que o trabalho da seleção de taekwondo continua. No final do mês, os atletas que vão disputar a seletiva olímpica em novembro, se reúnem para uma série de treinos em Londrina.


Até agora, entre atletas das Américas, apenas Diogo Silva e o dominicano Gabriel Mercedez já têm vaga garantida para Londres. A Seletiva Olímpica das Américas acontecerá também no México, em Queretano entre 17 e 19 de novembro e o Brasil vai tentar outras três vagas.

“Além da Natália, queremos levar o Márcio e a Kátia. A seletiva será bastante difícil e os atletas irão enfrentar novamente os adversários que estiveram no Pan de Guadalajara.”
Para a série de treinamentos em Londrina, apenas Natália, que já está treinando há um bom tempo nos Estados Unidos, não virá. “Além dos nossos atletas daqui, teremos alguns reservas para os treinos aqui.”

 Considerações:

Falta de dinheiro não foi o que será que foi planejamento pois o esporte que mais recebeu destaque nos dias e apos Pan foi o taekwondo por suas derrotas e desculpas sem fim acho em minha humilde opinião que é um erro neste momento apostar na Natalia e na Katia deveriamos ver suas reservas no lugar delas porque a Natalia ai vem com o pé atras por causa de sua cirurgia e ainda precisa lutas outras competições para entrar no ritmo olimpico, já a Katia vinha de bons momentos mas no caso dela é um pouco mais complicado pois as gurias que lutam na categoria delas são bem mais altas.

Mas as 2 atletas mencionadas tem nosso total respeito, carinho e admiração e é sabido por todos que as duas dominam suas categorias no Brasil com uma grande facilidade, pois geralmente quando se tem fracassos em competições o primeiro a cair infelizmente é o tecnico...e as puxadas de orelhas fica sempre nos atletas mas reconhecemos todos como grandes herois do taekwondo nacional, até cabe a frase que o Diogo usou no termino de sua luta no Pan 

Geralmente quando o Diogo reclama ele está sempre certo pois a atual gestão neste inicio de ano disse uma coisa e fez outras em relação a essa coisa de vaga e seu calendario tambem prejudicou e muito uma porrada de atletas inclusive a reserva da Natalia a Helloayne Paiva

Que justificou o equivoco no calendário, bem como problemas na gestão esportiva da modalidade, podem fazer sentido se nos basearmos no que os atletas brasileiros demonstraram em combate.

Outras coisas que chamaram a atenção de todos por nenhum momento foi mencionado o nome do 1ºcampeão brasileiro da modalidade em 91 Havana que nada mais é o santista Fabio Goulart que simplesmente passou pela seleção brasileira como atleta e tecnico e lançou uma porção de novos talentos a mesma.

Outra foi quando a principal estrela do taekwondo brasileiro, Natália Falavigna, entrou para lutar. Ao lado dela, o técnico pessoal, coincidentemente, atleta reserva desta mesma Seleção. Até o narrador da TV Record não entendeu nada, já que os dois técnicos da Equipe até aquele momento eram Fernando Madureira e Carmem Silva.

Cara nova no masculino já esteve mas deveria voltar a mesma seria o ms Fredericco Mittoka que atende todas as necessidades da nossa seleção nos dias atuais.Não que não gostamos do ms Madureira mas para essa fase precisamos de cara nova no taekwondo brasileiro e para ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário