sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Como se forma a Seleção Brasileira de Taekwondo. Ou como se chega a seleção


 
Data: 13/10/2011 fonte CBTKD
 
Ser atleta de uma Seleção Nacional, independentemente da modalidade, é um objetivo que muito poucas pessoas conseguem alcançar. Não é suficiente ser bom, é preciso ser extraordinário e se destacar de todos os outros. No caso do Taekwondo, é também preciso superar um conjunto de provas que ajudam a escolher os melhores entre os melhores lutadores.

Neste artigo, serão explicados os critérios de formação da Seleção Brasileira e Equipe Olímpica de Taekwondo nas categorias Junior e Adulto no período de Março de 2012 a Março de 2013. Os atletas selecionados para integrar estas equipes, através de um processo seletivo que visa criar condições de igualdade para todos os classificados, serão aqueles que representarão o Brasil nas competições internacionais desse período.

A seletiva será dividida em duas fases. A primeira é a 3 e 4 de dezembro, na cidade de Aracajú, em Sergipe e se destina às categorias em que não houver atletas convocados para a Seletiva Pan-americana e/ou classificados para os Jogos Olímpicos. Nos dias 28 e 29 de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, acontecerá a segunda fase, destinada a todas as categorias Junior e outras em que houver atletas que foram convocados para a seletiva pan-americana de Queretaro (México) ou já classificados para as Olimpíadas de Londres, para as quais Diogo Silva já está apurado.

A Seleção Brasileira Principal 2012 será formada através de uma seletiva fechada com os atletas da Seleção de 2011, os dois melhores do Ranking Adulto, os dois melhor colocados no Ranking sub-21 e um atleta da Seleção Junior 2011 com idade limite. Destes atletas são apurados, posteriormente, oito pesos masculinos e oito pesos femininos.

Quanto à Equipe Olímpica Brasileira de 2012, será formada por atletas integrantes da Seleção Adulto 2012 (classificados na seletiva final) e, obviamente, por atletas classificados para os Jogos Olímpicos, que serão os titulares. Todos estes membros deverão ter anteriormente alcançado um desempenho satisfatório em competições internacionais.

Relativamente à Seleção Brasileira Junior, será formada através de uma seletiva no Formato Robin-rond com os atletas da seleção Junior 2011 e os dois melhores atletas do Ranking Junior. Daí vão resultar dez pesos masculinos e dez femininos que integram da seleção. Entre estes, será formada a Equipe Olímpica Junior 2012, com cinco pesos masculinos e cinco femininos.

Fonte: Jadir Figueira (Coordenador Técnico da CBTKD)


Carla Sofia Flores
Assessora de Imprensa da CBTKD

Nenhum comentário:

Postar um comentário