quinta-feira, 29 de março de 2012

TRIBUNA DO TAEKWONDO - PONTO DE VISTA

Federações independentes

Por Eduardo Falcão

O Tkd brasileiro está precisando ter muitas federações que sejam independentes das entidades CBTKD ou LNT. Estas entidades teriam através dos seus mestres fundadores mais independência para realizarem alguns trabalhos que não necessitam do aval das duas maiores entidades do tkd nacional.
Isto não quer dizer que os mestres dessas federações independentes deixariam de ser filiados das duas maiores.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Nos EUA existem muitas federações de Tkd. Isso dá condições jurídicas, em nível de entidades, para seus mestres realizarem projetos de trabalho independente da USATKD.
E a gente aqui no tkd brasileiro estamos precisando entrar nesse caminho.
Nós, mestres, não podemos ficar completamente dependentes, em tudo, da CBTKD ou LNT.
Para fundar uma federação basta 3 ou 5 CNPJ. Ou seja, três a cinco academias que tenham o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
Monta-se um estatuto de acordo as leis do desporto brasileiro, faz uma AGE elegendo presidente, vice e diretoria, registra-se em cartório, paga-se as taxas e pronto. A federação, pode ser a nível estadual ou nacional, só precisa está pronta para servir, juridicamente, a seus membros.
Nada de pensar em se desfiliar da CBTKD ou Liga. A ideia é ter independência jurídica para projetos sociais e outros.
Escolas, clubes, ONGs, universidades etc não estão preocupados se fulano é de tal entidade. Essas instituições não dão preferências a uma entidade de Tkd, mas a projetos de trabalho.
Não importa a qual federação o cara trabalha, sendo pessoa jurídica do esporte, está tudo certo.
E muitos alunos também não estão nem aí se academia é filiada da CBTKD, LNT ou qualquer outra entidade. Eles querem é treinar com um mestre de sua preferência.
 
 
Comentarios sobre a materia
 
 
Essa materia foi tirada do blog tribuna do taekwondo do ms Eduardo Falcão, tido por uns como um enciclopedia do taekwondo nacional e formador de opinião e louco pelas suas opiniões sobre algumas coisas que acontecem em nosso esporte.
 
Achamos bem vinda essa ideia e apoiamos tudo que for para abrir caminhos positivos ao desporto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário