segunda-feira, 5 de março de 2012

taekwondo news - OPINIÃO - Profissionalismo no TaekwonDo

Até hoje não sei porque ainda temos o Taekwondo somente como esporte amador. Talvez porque nossa administração é que seja amadora e “bate cabeça” no desenvolvimento do esporte. Nossos dirigentes dedicam a maioria do seu tempo para artimanhas políticas enquanto poderiam estar trabalhando realmente para o desenvolvimento do esporte. Entre duas coisas que me chamam muito a atenção estão a questão da transferência de atletas e a mídia na qual vou expor minha opinião. Caso não agrade a todos, não posso fazer nada.... sou livre para expressar minhas opiniões....

TRANSFERÊNCIA DE ATLETAS
Os atletas, como são federados, deveriam ter seus passes negociados. O atleta de TaekwonDo deixou de ser amador faz muito tempo. Aqueles que são praticantes marciais basta o registro da Kukkiwon que é o órgão máximo da arte marcial , porém quem se federa é porque tem o objetivo de ser atleta. Sendo assim, quando o mesmo sai de uma academia para um clube em busca do alto rendimento, o mesmo deveria pagar pelo seu passe de acordo com seus resultados. Se futuramente houvesse o interesse por parte de outra agremiação, uma nova negociação deveria ser feita. Simples e fácil, como se faz no futebol. Todos ganham. O clube pelo trabalho realizado e o atleta pela sua valorização através de um salário melhor. Imaginem caso isso fosse feito, quantos professores não se especializariam mais e realizariam mais projetos sociais em busca de novos talentos?

Outras modalidades como o volei onde os atletas não são considerados profissionais fazem isso. Portanto, podemos fazer isso também. Sem dúvida aumentaria também o mercado profissional em torno dos atletas e isso seria muito bom para todos.

MÍDIA
Atualmente nos limitamos a mídia do esporte por trabalhos individuais ou por websites particulares (atualmente os sites das entidades podem ser vistos como privados pois só divulgam o que é do interesse dos dirigentes e não dos filiados). Poderíamos ter um número maior de praticantes se o departamento de marketing de nossa entidade estivesse preocupado com isso.

Não existe atualmente melhor mídia do que a televisão. Todos sabem disso ainda mais em ano de Jogos Olímpicos. Os eventos deveriam ser transmitidos ao invés de serem levados para locais de difícil acesso, pois assim facilitaria para a grande maioria dos participantes e a informação chegaria a todos os lugares. Dizer que levar eventos para locais distantes auxilia na divulgação do esporte local é uma mentira, pois vemos nos ginásios somente os atletas, técnicos e alguns pais. Dizer que é muito caro para se transmitir um evento em rede nacional é uma questão de ponto de vista, pois uma entidade oficial tem força suficiente para conseguir patrocinadores que querem aparecer e vincular sua imagem a um esporte olímpico assim como empresas que também gostariam de ver suas marcas estampadas nos uniformes dos atletas que participariam desses eventos. Outras modalidades conseguem fazer isso, somente o TaeKwonDo que não.

Enfim, o que falta é boa vontade e uma real preocupação com o desenvolvimento do esporte. Como dizia Ms. Pan: “são tudo doutores” referindo-se ao nível de conhecimento que os nossos dirigentes dizem ter. Não é possível que não sejam capazes de realizarem isso. Se não são capazes é porque não merecem estar no cargo que estão, coisa que muitos já afirmam, mas esses “doutores” se negam a trabalhar ou largar o osso para deixar pessoas que realmente querem trabalhar pelo crescimento do esporte. Talvez, quem realmente tenha capacidade e vontade de ver isso acontecer já tenha desistido ou esteja emocionalmente desgastado demais para trabalhar em prol da comunidade taekwondista.


Autor: Frederico Mitooka
Coordenador Técnico da Brazilian TaekwonDo Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário