quarta-feira, 14 de março de 2012

BANG - Mestre Adauto de SP para o Brasil: Salvem o taekwondo brasileiro!


Minha consciência e minha alma gritam, por dores e lamentos, antes que me arrependa de palavras não ditas a tempo, no auge da discussão... aos que vivem e amam a nossa arte e o nosso país: Salvem o nosso taekwondo!
 























Senhores Presidente, amigos e companheiros,
Nos últimos dias, ao lado de outros nomes respeitados do taekwondo nacional, me posicionei contra os absurdos cometidos pela atual administração central do nosso esporte, relativos à  homologação de um estatuto absurdo, autoritário, preconceituoso e inconstitucional, aprovado após uma manobra descarada levada à efeito na última AGE. 



Estive presente na tal AGE e sou testemunha das manobras e em nenhum momento concordei com o que era proposto, porém fui voto vencido, haja vista a baixa presença de presidentes das entidades estaduais, contra o elevado número de procurações outorgadas aos próprios interessados na aprovação das tais alterações.
 


O curioso é que lá também estava o Sr. Eduardo (Coronel), presidente da Federação do Estado de Sergipe, porém, para a minha surpresa, fui contestado pelo mesmo, que usou de palavras ríspidas, grosseiras, ofensivas, típica de uma pessoa irascível, no intuito de me humilhar e me desacreditar diante de todos os presidentes e amantes do nosso taekwondo.
Pego de surpresa pelas ásperas palavras do “coroné” (à guisa dos antigos coronéis do interior), acabei por me envolver numa discussão infrutífera, com o objetivo de esclarecer minha participação na AGE e o meu ponto de vista sobre as barbaridades lá cometidas. 


Foi um embate improfícuo, confesso, do qual até me sinto envergonhado, pois tive em alguns momentos que descer à níveis que nunca imaginei me encontrar.  Peço, portanto, desculpas a todos que leram ou souberam da sucessão de acusações que se seguiu nesses dias, com réplicas e tréplicas de ambos os lados. 


Quero agradecer imensamente a todas as manifestações de apoio e apreço dos amigos dos mais diversos recantos desse país e asseguro-lhes que não mais entrarei nessa controversa com quem não tem competência para discutir sobre um assunto tão importante para a garantia da igualdade, da liberdade e, acima de tudo, de respeito à Constituição Brasileira. Sei que nenhum de vocês quer um estatuto racista, preconceituoso e autoritário como esse que foi aprovado e que não elegeram os presidentes dos seus estados para que pactuassem com tal descalabro. O senhor Eduardo não é porta voz da presidência da CBTKD, não é seu procurador e não tem representatividade junto aos demais presidentes para se posicionar como se fosse um dos seus defensores, logo, não tenho mais nenhuma satisfação a dar ao referido senhor.


Colocarei uma pedra sobre esse assunto.
Contudo, senhores, o que espero agora é uma manifestação do próprio presidente da entidade maior, o Sr. Carlos Fernandes, que diante de toda celeuma que se formou, permaneceu “na moita”, talvez estimulando e orientando o seu fiel escudeiro (o tal de quem não falarei mais) a  escrever cartas e atuar em sua defesa, feito um rábula das caatingas, mas não deu o ar da graça para justificar a manobra que culminou com a aprovação do estatuto mais esdrúxulo que uma entidade esportiva nesse país já conheceu.
 

Para não se revoltar com essa situação só mesmo alguém que espera tirar proveito dos abusos cometidos, ou seja, meia dúzia de protegidos e também autoritários que pretendem dar seguimento à política de cerceamento de direitos implantada pelo atual presidente em exercício. Dentre os absurdos contidos no novo estatuto, há alguns agravantes, como os contidos nos artigos 9 e 10, que impede a nós, cidadãos brasileiros, de poderemos participar da assembléias e até mesmo de podermos nos candidatar à sucessão na CBTKD se não atendermos aos requisitos ARBITRÁRIOS ali impostos. Afinal, pergunto:
 

1. Qual presidente tem mais de 40 anos de idade?
2. Qual presidente já completou 5 anos de mandato?
3. Será que todos os presidentes são brasileiros natos? E por ventura a Lei Magna não garante direitos iguais aos brasileiros NATOS e NATURALIZADOS?
 

Além desses disparates ainda nos tratam como se fossemos suspeitos, criminosos ou mal pagadores, obrigando-nos a apresentar certidões negativas e criminais para efeito de comprovação que temos reputação ilibada. Quem sabe não foi exatamente nele que se inspirou o autor desse artigo do estatuto!
 

Senhores presidentes, meus amigos, companheiros. Está na hora de pressionarmos a autoridade maior, aquele que já está com suas noites conturbadas pelos absurdos que vem cometendo, a nos prestar esclarecimentos. Sim, ele mesmo, o presidente da CBTKD, e da malfadada AGE, bem como do secretario daquela Assembléia, o Sr. Valdemir Medeiros. Eles não podem mais se esconder e fazer de conta que não estão nem aí. É zombar da nossa inteligência, é afrontar a nossa razão. Usem de todos os recursos, redes sociais, telefonemas, e-mails, cartas ou quaisquer outros, mas façam valer suas opiniões. Conclamem os senhores referidos acima à darem explicações. Que eles não durmam com a gritaria dos que foram atingidos pela suas sanhas de poder, poder que pretendem conquistar a qualquer custo, ainda que passando por cima dos direitos mais elementares dos seus concidadãos, ainda que rasgando a nossa Lei maior, a  Constituição Brasileira. 


Vamos considerar o Sr. Carlos Fernandes indigno de nosso respeito, logo, indigno de ser nosso representante, se ele não nos considerar e não vier a público se posicionar e nos dar explicações. Vamos levar o assunto à imprensa nacional, vamos acionar o Ministério Público e todas as instâncias necessárias, mas não deixemos que nossos direitos sejam usurpados dessa maneira.
 

Que esse grito de indignação possa atravessar as fronteiras dos estados e das diferenças regionais, mas que seja em prol da unidade de pensamento em prol da liberdade e da democracia no taekwondo brasileiro.
Conto com todos vocês.
São Paulo (SP), 13 de março de 2012.
Atenciosamente,


José Adauto da Silva
Diretor da FETESP

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATERIA

Ai,ai, ai sr J Adauto porque o sr não jogou no ventilador no ano passado isto se o sr estava lá, pois é aquele velho ditado quem cala consente, e se estamos com um tirano como o sr Fernandes está sendo descrito acho que é culpa sua tambem por omissão.

Eu particularmente acho toda essa situação vergonhosa ao taekwondo acho que a volta dos coreanos a presidencia da CBTKD hoje é um retrocesso e não um beneficio ao desporto e sobre o povo de 40 anos ter que ter um monte de coisa para ser canditado a um reinado concordo com o sr e o Marcelino...mas o que se faz quando se senta na cadeira da presidencia é dureza.

Vou dar uma ilustrada que os insastisfeitos podem fazer...só que cuidado que isso pode acontecer nas federações tambem, pois o que há de professor e mestre filiados as federações reclamantes fugindo para a LNT ou simplesmente parando está aos montes.
 Vejo que o sr está certo mas tambem acho que o sr deve desculpas ou se explicar sobre as declarações de 2010 contra um grupo da LNT pois como o sr quer pedir apoio a sua marcha contra a confederação se o sr tem essa tatuagem de intolerante...não me admira muito o site do bang está apoiando essa empreitada de SÃO PAULO, MINAS E RONDONIA contra a CBTKD pois quando foi membro da entidade lá nada fez alem de usar as informações para enriquecer seu proprio site.

Vamos ver o que isso dá pois não da mais para termos gente que procura usar o nome do taekwondo para ficar rico nas costas dos verdadeiros donos do taekwondo nacional que são os professores e mestres que muitas vezes se matam de trabalhar para pagar suas contas e termos representantes que não atendem seus filiados...para fecha as portas pois tá uma varzea mesmo.

Se o sr foi voto vencido nesta mazela toda é sinal que precisamos mudar a politica do nosso esporte pois senão teremos reis em vez de presidentes no esporte e a ideia não é essa.


Só publicamos a materia do Adauto pois temos que ser solidarios ao seu ponto de vista mesmo tendo diferenças e discordancias sobre o mesmo mas sempre damos espaço as pessoas que querem gritar ao mundo os erros adminstrativos e de gestão do nosso esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário