quinta-feira, 31 de maio de 2012

ENTREVISTA COM MESTRE DANIEL RAVAZZANI O DOMADOR DE FERAS DE PRAIA GRANDE


Boa tarde turma

Seguimos com nossas linhas de entrevistas hoje falaremos com um dos maiores tecnicos premiado e proprietario de academia de Praia Grande o sr Daniel Ravazanni



Olá mestre começamos com uma pergunta básica:

Quem foi o seu mestre e onde e quando o Sr começou a praticar o taekwondo.

   Eu iniciei o tkd em fevereiro de 1991 com o professor Frederick Hipólito que infelizmente veio a falecer em 1993 em um acidente de moto quando ia a um curso internacional de tkd com o mestre Ireno Fragas (ESP) em Santos. Alguns meses depois as aulas foram retomadas pelos professores Anassiel Kim e Edson Marcelo de Jesus Costa, com o qual eu conquistei a faixa preta em Dezembro de 1999. 

No ano de 2003 eu passei a ser aluno direto do Grão mestre Yeo Jin Kim, devido ao professor Edson ter se mudado para São Paulo. Continuo até hoje sob a supervisão do Grão Mestre Kim.

Quando o Sr fundou a academia Red Tiger e como foi

   No dia 10/07/2002, junto com o meu amigo Mestre Roberto Ribeiro Filho. Foi muito complicado porque nós não tínhamos dinheiro e infelizmente só a vontade não resolve nada no Brasil. O Roberto vendeu uma moto que ele tinha pra podermos pintar o salão que conseguimos alugar pra pagar 2 meses depois. 
O proprietário nos deu um mês para poder ajuntar o dinheiro do 1º aluguel. Juntamos o dinheiro nos 2 meses mais ainda faltava e tivemos que interar o aluguel com dinheiro de outros trabalhos que fazíamos, eu por exemplo dava aula em 7 lugares se eu não me engano, e arrumei uma baita briga com minha noiva, hoje esposa porque o aniversário dela é no dia 09/07 um dia antes da inauguração, e eu e o Roberto estávamos nos matando de trabalhar na reforma pro negócio acontecer.

Fale quais são os seus maiores títulos como atleta e técnico

   Bom, como atleta eu não tenho um currículo extenso, mas tive a oportunidade de ser campeão municipal em 1994, paulista em 1997, campeão do World Open 2000 e Vice em 2001, Campeão Intercontinental em 2006, Vice no Paulista de 2007 no poomsae. Houveram muitas taças e opens menores, que aí eu tenho que ver pra lembrar. 

Como técnico eu venci muito mais, devido as oportunidades e números de campeonatos que aumentaram muito. Quando eu era faixa colorida nós infelizmente não participávamos tanto de competições como acontece hoje. Acho que o que foi mais legal foi em 2009 quando a Equipe de Praia Grande foi a Vice Campeã dos Jogos Regionais em Santo André, onde conseguimos superar as equipes de São Bernardo e Santos.
  
Falando em academia qual foi o maior ponto forte de sua academia e o seu maior desafio como empresário.

   Em competição de alto rendimento foi nos regionais de 2009 como eu disse, pois toda a equipe titular era da academia. A Red Tiger vem crescendo muito nos últimos anos na parte competitiva, este ano, por exemplo, já conquistamos mais de 90 medalhas, e ainda não chegamos ao meio do ano. 
A academia tem uma característica que posso dizer que é seu ponto forte, o ambiente. Lá nós mantemos uma competição saudável entre os alunos e realizamos muitos eventos sociais, como festas, encontros pra bater papo e etc. Isso tem colaborado para que os alunos permaneçam na academia por muito tempo. Tem alguns que estão desde a fundação em 2002. 

O maior desafio da academia é mantê-la aberta, pois infelizmente na cidade de Praia Grande não existe um apoio nem incentivo fiscal as entidades particulares. Os tributos são uns dos mais altos do Brasil, e é complicado porque na Praia Grande a população ainda não tem uma cultura esportiva e não valoriza a arte marcial como algo que pode mudar a vida, simplesmente quando o orçamento aperta, o primeiro corte é a academia. Isso porque a Red Tiger é a equipe que mais representa a cidade de Praia Grande no Taekwondo e no Hapkido. Diga-se de passagem, o mesmo aconteceu com o Instituto Interativa do professor Edson Marcelo, que veio a fechar suas portas principalmente por falta de apoio dos órgãos competentes.

Falando em política no nosso esporte, como o senhor vê a divisão do Taekwondo nacional em LNT e CBTKD. E o que o Sr faria se fosse presidente de qualquer uma das duas entidades?

   Existem dois lados, o bom e o ruim. O lado bom é que quando existem duas entidades que tem o mesmo objetivo, acaba acontecendo o que conhecemos como concorrência, fazendo assim com que as duas partes tentem trabalhar para melhor atender os filiados, não deixando acontecer o monopólio onde nós não poderíamos nem mesmo opinar, teríamos que aceitar tudo, mesmo contra a vontade, pois a maioria que trabalha com o Taekwondo, que é o meu caso, vive do Taekwondo.

O lado ruim é que uma entidade tenta se envolver no que a outra está fazendo, deixando às vezes de cumprir com suas obrigações para tentar derrubar a outra entidade, e isso é recíproco. A meu ver, o que tem que acontecer é a LNT ser uma afiliada da CBTKD, arcando com todos os compromissos e regulamentos da mesma, como se fosse uma entidade estadual como a FETESP. Já não é de hoje que a LNT possui um número maior de praticantes filiados do que a CBTKD, e essa desunião acaba prejudicando o Taekwondo brasileiro, pois muitos atletas não têm a oportunidade de representar e colaborar para que a modalidade cresça no Brasil e seja muito bem representada lá fora. 

Se eu tivesse a oportunidade de fazer algo a respeito disso como presidente da LNT eu tentaria novamente uma parceria com a CBTKD e até abaixaria a cabeça e aceitaria alguns termos para possibilitar essa união que seria muito benéfica para o Taekwondo Nacional. Como presidente da CBTKD eu cederia a LNT a oportunidade de se filiar como entidade oficial, podendo gozar dos direitos de filiada a CBTKD e seus atletas filiados teriam a oportunidade de terem 02 certificados nacionais e não apenas 01. O grande problema são os exames de Faixa Preta, que ninguém quer ceder. Quem sabe ainda não acontece um acordo entre elas...

Jogos regionais e abertos o senhor já foi técnico por varias vezes do time local que o senhor tira ou tirou dessa experiência de representar a cidade como técnico.

  Bom, tive a oportunidade de ocupar esta posição em 2005, 2007, 2008 e 2009 onde pude ver o desempenho da equipe crescer bastante, mas por motivos políticos eu me afastei da equipe em 2010 e 2011, voltando agora em 2012 para auxiliar o Técnico André Marques.

O que eu posso dizer disso é que é uma posição boa para se trabalhar, pois a prefeitura tem se esforçado dentro das possibilidades para auxiliar a equipe, com certeza poderia fazer mais, mas é algo que vem com o tempo e com a maturidade de ambas as partes: equipe e prefeitura. Estamos em um ano eleitoral e tudo pode acontecer, por isso surgem muitas dúvidas sobre o que virá nos próximos anos.

O senhor formou mais de 20 faixas pretas dentro da cidade como o Sr. lida com eles.

   Eu vejo cada um desses guerreiros como grandes amigos e aliados. Eu tenho um bom relacionamento com todos os alunos faixas pretas porque na academia nós temos um relacionamento de respeito mútuo, e isso ajuda a manter a amizade. Toda pessoa que conquista a faixa preta tem muitos méritos, pois ela acaba sacrificando muitas coisas para alcançar este objetivo. Tenho muito orgulho dos faixas pretas que se formaram na academia, todos são muito diferentes um do outro e possuem inúmeras qualidades que acabam superando os seus defeitos. Fico muito feliz quando algum aluno faixa preta da academia começa a ministrar aulas de Taekwondo, isso me dá uma tranqüilidade maior ao saber que quando eu não estiver mais aqui, o Taekwondo vai continuar forte e continuará formando cidadãos.

É sabido por todos que o Sr sem apoio conseguiu levar mais de 20 atletas a Argentina no UIAMA em 2011 e como foi que o Sr conseguiu essa façanha e se o Sr fará esse tipo de aventura num próximo ano.

   Bom, o ano de 2011 ficou marcado para a academia como o ano que conseguimos participar do primeiro campeonato internacional fora do Brasil. Foi muito legal, pois a maioria dos que foram era a primeira vez que estavam indo para outro país. O grande problema é que 2010 e 2011 foram anos negros para a academia por conta de uma situação política dentro do Taekwondo que tentou de muitas formas atrapalhar a academia, principalmente vetando apoio e divulgação dos meios de comunicação local, por exemplo, fomos para fora de Brasil e não tivemos nem uma linha comentando esse assunto no jornal da Praia Grande e no site da prefeitura, pois os mesmos davam prioridade para a equipe que “REPRESENTAVA” a cidade nos campeonatos, pois nós, mesmo com mais de 60 medalhas conquistadas na Argentina não estávamos representando a cidade fora do Brasil. 

Estávamos lutando pela terra do nunca, hogwarts, sei lá, menos Praia Grande isso na cabeça dos responsáveis. Mas, deixa isso pra lá, falemos de como funcionou para irmos para o Mundial Uiama, bem, o grande trunfo foi o pedágio que realizamos em Praia Grande e Santos, que nos proporcionou um grande apoio da população que nos ajudou com mais de R$8.000,00 com suas moedinhas e alguns com notas altas, realizamos uma campanha de venda de camisetas onde conseguimos o apoio de muitos amigos que nos ajudaram como o Nasser da AGPI Imóveis, o Vlade da GOMES MARTINS, o João da CONSTRULAR, o Guilherme da CASA do CONSTRUTOR, a Rute da PEIXARIA RUTE E MARTA, o Roberto da SILKMANIA e todos os que compraram uma camiseta e nos ajudadram a realizar esse sonho de muitos atletas que era o de competir fora do Brasil. Esse ano, devido ao meu ingresso na Prefeitura como professor de Taekwondo em Agosto de 2011 não foi possível realizar uma campanha para sairmos do Brasil para competir.

 Acredito que a partir do segundo semestre já se inicie uma nova campanha para que em 2013 nós participemos ou do Sulamericano em Santiago no Chile ou no Mundial da WTA (World Taekwondo Alliance) no Texas EUA, mais provável que seja nos EUA...


A academia opera com metas como está a academia até este momento

 A academia possui uma média de alunos que vem se mantendo nos últimos anos que é de 60 alunos, e a meta é que possamos atingir o número de 85 alunos no Taekwondo até o término do ano. Agora estamos em um período de transição onde aproximadamente 60% dos alunos mudam, ou seja, param de treinar devido a trabalho e estudo e outros ingressam na academia e iniciam o ciclo que dura aproximadamente 4 anos. 

E também muitos após concluírem os estudos voltam e dão continuidade aos treinamentos, não com o foco em competições, e sim para se manterem ativos e saudáveis. Além da academia, agora a Red Tiger tem os professores que expandem o trabalho de nossa equipe, ministrando aulas com muita competência e dedicação, que são percebidos nos exames de graduação e competições. São eles: Prof. Ricardo Bruno – 3º Dan no Bairro Japuí em São Vicente, Fábio Brandão – 2º Dan no Bairro Vila Antártica em Praia Grande, Aldeziro Neto no Bairro Vila Mirim em Praia Grande , além dos professores Murillo Perelli e Icaro Souza na sede da Red Tiger junto comigo.

Red Tiger 10 anos existirá eventos para marcar essa marca, pois é sabido que uma década de uma academia nos dias de hoje e no mesmo ponto é bem difícil.E como o Sr encara o futuro.

   Foram muitos planos e idéias para este ano para que ele se tornasse inesquecível para nós da academia. Nós faremos uma comemoração interna entre os alunos e um jantar especial com os Faixas Pretas da Academia. No segundo semestre se tudo funcionar como o planejado, iniciaremos uma série de pequenos campeonatos entre os alunos de todas as filiadas como preparação para que no ano de 2013 possamos superar todas as marcas que já alcançamos nos anos anteriores.

Fico muito feliz com os 10 anos da Academia, eu me considero um vitorioso por conseguir manter a academia funcionando por esse tempo, mas digo uma coisa, só consegui porque Deus me ajudou muito, mas muito mesmo, e iluminou pessoas ao meu lado como minha esposa Ellen e meus Amigos próximos a me aconselharem e darem força em muitos momentos em que eu achei que a academia fecharia as portas. Acredito que quanto mais tempo a academia permanece aberta, mais tradição e credibilidade ela conquista. Eu tenho muita fé em um futuro promissor para a academia e para o Taekwondo Brasileiro.

Deixe uma mensagem aos seus alunos.

   A Academia Red Tiger faz parte de nossas vidas, pra falar a verdade, vocês são a academia Red Tiger! Eu gostaria de agradecer a todos os alunos que treinam e que já treinaram na academia, por estes 10 anos, pois foram as suas conquistas que tornaram nossa Equipe vencedora. Continuem com garra e perseverança, não só no Taekwondo, mas, na vida de vocês, pois é possível. Eu me lembro quando eu era faixa azul, que o meu mestre perguntou:
  

“Qual é o seu sonho?” eu respondi para ele sem pensar, quero ser faixa preta 4º Dan de Taekwondo e ter uma academia! Hoje, 15 anos depois eu já sou 5º Dan com uma academia que vai completar 10 anos no dia 10/07/2012. Só não espere cair do céu, que do céu só chuva e cocô de passarinho... não espere o milagre, seja o milagre! Um grande abraço a todos,
                                             
Daniel Ravazzani

Um comentário: