sábado, 17 de novembro de 2012

ENTREVISTA - THARIN POLHEIN TECNICO DA SELEÇÃO CADETE DE LUTA OLIMPICA



Hoje estamos fazendo uma entrevista com um grande amigo e colaborador do esporte amador o professor de Judo e Luta Olimpica o sr Tharin Polhein, de quem particularmente conheço deste de 2003 é um cara que adimiro e respeito muito e é simplesmente um exemplo de pessoa e merece todo nosso carinho.




1-Ola professor tudo bom é sabido por todos que o S.r. é professor de Judô como o S.r. vê a relação da luta olímpica, estilo livre e grego romana com o judô.
O judô auxilia muito a base dos novos praticantes de luta, seja no estilo livre ou no estilo greco. Algumas técnicas do judô também são utilizadas na luta, tornando-se mais fácil o entendimento e o aperfeiçoamento.


2-Em Praia Grande o S.r. deu aulas de judô, onde e quando foi isso.
Dei aulas em várias escolas, trabalhando exclusivamente com o judô. Entre os locais, lecionei nas Escolas Municipais Maria Clothilde (Esmeralda), Cidade das Crianças, República de Portugal (Guilhermina), Domingos Soares (Ribeirópolis), Elza Carvalho (Glória), Antônio Peres (Vila Sônia) e Ana Maria Babete (Jd. Real). Também lecionei nos Pic’s (Melvi, Vila Alice e o Vila Sônia) e os Cafes (Vila Sônia e Sítio do Campo). Fiquei na Prefeitura de praia Grande 4 anos.


3-Em São Vicente o S.r. tem o seu grupo do Judô além de coordenar a luta olímpica como o S.r. adapta seu tempo para ambas.
Temos um tempo maior com o Judô, e no final das aulas treinamos por cerca de 1 hora a luta. Aos sábados fazemos o encontro de todos os alunos e professores que integram o Projeto Luta Baixada, e fazemos um intercâmbio de experiências e um treino mais específico para os atletas.
4-Como foi seu encontro com a luta olímpica até sua chegada a seleção brasileira?
O meu amigo e hoje professor do Projeto Marcos Cavalcanti iniciou na luta competindo e me incentivou a fazer parte, iniciei como competidor, conquistando o 3º lugar no Campeonato Brasileiro Estilo Greco em 2010, fui me aperfeiçoando e buscando conhecimento e repassando para meus alunos. Hoje com o Projeto Luta Baixada temos apresentado resultados expressivos no cenário nacional. Toda essa trajetória foi o que me levou a ser Técnico da Seleção Brasileira Cadete no aberto da Argentina.


5-Fale um pouco de como o senhor começou nas artes marciais.
Comecei com 8 anos no judô, ficando a minha vida toda nesta arte, também participei em algumas competições de jiu jitsu e agora na luta Olímpica.


6-Diga como o Sr. vê o futuro da luta olímpica no Brasil, pois culturalmente é meio que curriculum obrigatório nos EUA berço do esporte.
Temos que massificar a luta no Brasil e acredito ser na escola o local mais adequado para isso. Devemos ensinar ao público o que é a luta e como são as suas regras.





7-Uma ou duas coisas que dificultam a prática da luta Olímpica, a falta de lojas de equipamentos da modalidade ou áreas de treinamento. Como o senhor se adapta a essa dificuldade.
Realmente a falta de material e locais adequados para o treinamento são empecilhos que atrapalham significativamente o desenvolvimento da luta, mas como brasileiro... não desistimos nunca, e adaptamos de várias maneiras, desde a confecção das malhas, a compra de sapatilhas de boxe para a utilização nas competições, bem como tatames mais finos sem a lona de marcação da área de luta.



8-Fale um pouco dos seus destaques tanto no judô como na luta.

No Judô temos as atletas:

Juliana Neper (Campeã Paulista)

Rafaella Rezende ( Vice campeã Paulista)

Julia Souza (Campeã Copa São Paulo)

Larissa Pimenta (Campeã Paulista, 3º Brasileiro, campeã Copa Minas, Campeã Sul Brasileiro)

Andressa Farias (3º Paulista, 3º SulBrasileiro, Vice Campeã Copa Minas)

Isaac Neper (Campeão Copa São Paulo).

Na Luta Olimpica

Larissa Pimenta (Campeã Estadual Escolar, Campeã Paulista e Campeã nas Olimpíadas Escolares)

Beatriz Marques ( Campeã Estadual Escolar, Vice Campeã das Olimpíadas Escolares, Campeã da 1ª Etapa do Torneio da Juventude e 1ª do Ranking Nacional)

Camila Leite (Campeã da Fase Final do Estadual Escolar), Isaac Neper (Campeão Paulista e 3º nas Olimpíadas Escolares)

Erick Luciano Bauer (Campeão da Fase Final do Estadual Escolar, Vice Campeão Paulista e 3º por equipes nas Olimpíadas Escolares)

Beatriz de Abreu ( Vice Campeã Paulista e 3º Brasileiro)

Ana Carolina Barbosa (Vice Campeã Paulista e 3º Brasileiro)

Jonathan Willian Gama ( Campeão Paulista, Campeão Brasileiro, Campeão da 1ª e 2ª Etapa do Torneio da Juventude, 1º do Ranking Nacional e integrante da Seleção Brasileira Cadete)



9- uma inspiração dentro ou fora da arte marcial.
Quando era mais novo e estava tentando galgar melhores resultados, eu treinava com um atleta chamado Alex Guedes, ele por muito tempo me inspirou, pois no dia-dia via sua busca incessante pelos seus objetivos e presenciei o momento em que conseguiu atingi-los, venceu o então Campeão Olímpico Rogério Sampaio, integrou a Seleção Brasileira de Judô por muitos anos. Hoje, através dele percebi que nossa inspiração deve ser a Conquista de nossos Objetivos, isso nos dá força, coragem estímulo para no manter em treinamento constante.



10- para terminarmos mande seu recado, ou agradecimentos ou pedidos de apoio para seu trabalho e onde encontramos o S.r. para conhecer a luta olímpica.
Agradeço primeiramente aos Pais dos alunos que na sua maioria está presente auxiliando e apoiando seus filhos, ao Dr. José Eduardo que nos apoiou nesses últimos anos e a Tecnotextil que nos tem ajudado financeiramente neste ano.
Peço também que os empresários participem do desenvolvimento do esporte amador, através das Leis de incentivo ao Esporte e a Lei de incentivo as Oscip’s, leis que aplicamos em nossas parcerias.
E caso queiram participar da Luta ou do Judô, estamos situados no bairro do japuí na Rua 10, (na regional), ou qualquer dúvida entrem contato pelo tel. 7818-8102.

Nenhum comentário:

Postar um comentário