terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TAEKWONDO NEWS - CALENDARIO DA CBDU

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) preparou mais um calendário recheado de competições e eventos para a temporada 2013. Serão doze torneios pela Liga do Desporto Universitário (LDU), o retorno dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a participação do Brasil nas edições da Universiade de Verão, na Rússia, e de Inverno, na Itália.

“Estamos montando e planejando mais um ano de consolidação da Liga, de retomada dos JUBs, que vem com novidades, e vamos em busca de mais uma campanha recorde nas edições da Universiade”, destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Pela Liga do Desporto Universitário (LDU), que movimenta alunos-atletas e Instituições de Ensino Superior (IES) durante todo o ano de norte a sul do país, estão previstas para este ano doze competições: Liga de Quadras (fases regional e nacional), Liga de Lutas (judô, karatê e taekwondo), Vôlei de Praia, Xadrez, Basquete 3x3, Rugby Seven, Futebol 7 Society, Futebol de Campo, Tênis e Tênis de Mesa e os Jogos de Praia.

“As competições da Liga no primeiro semestre vão ser utilizadas como palco para observarmos os atletas com potencial para representar o Brasil na Universíade. E os torneios também contam pontos para IES e Federações no Troféu Eficiência, que indica os melhores do ano”, aponta Cabral.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) estão de volta em 2013 e serão realizados em Goiânia (GO), de 23/10 a 02/11, com novidades. “Vamos ter a inclusão de duas modalidades optativas escolhidas pela cidade-sede. Nos JUBs 2013 serão Basquete 3x3 e Vôlei de Praia”, conta Luciano.

A Universíade de Verão 2013 vai agitar a cidade de Kazan, na Rússia, de 06 a 17/07, reunindo milhares de jovens atletas de todo o mundo. A CBDU, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e das Confederações Especializadas, espera, mais uma vez, convocar uma delegação forte capaz de representar o Brasil em alto nível.

Em 2011, na Universíade de Shenzhen, China, a equipe brasileira, com cerca de 190 atletas, conquistou 18 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e doze de bronze.

“Queremos montar um time não apenas quantitativo, mas qualitativo, possibilitando aos jovens atletas a vivência de uma competição internacional de alto nível técnico, palco para futuros talentos olímpicos, e, também, queremos que nossos estudantes interajam e conheçam novas culturas”, explica Luciano.

A Universíade de Inverno será realizada em dezembro, em Trentino, na Itália. “Mesmo não tendo tradição no esporte de inverno, buscamos incentivar os jovens brasileiros que se dedicam a estas modalidades”, lembra o dirigente.

Na próxima semana, o Departamento Técnico e de Eventos da CBDU irá divulgar os Informes e Regulamento Geral das competições para que Federações Universitárias Estaduais (FUEs), Instituições de Ensino Superior (IES) e alunos-atletas de todo país possam organizar-se e participar das competições.

Confira os eventos de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário