segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

GERAL - TAEKWONDO E O SAMBA ATLETA NA PASSARELA

O Taekwondo hoje se mistura com o samba algumas escolas e atletas de taekwondo seram destaques em escolas de samba no Rio em São Paulo e aqui em Praia Grande com a atleta Caroline Gomes, que saira na escola Unidos do Ocian no dia 11/02 as 21:00 prevista a entrada da atleta na passarela do samba de Praia Grande, com o  enredo Alemão da Praia, sua luta , história e vitoria.

Ela irá estar no carro abre alas



 foto pessoal carnaval de 2012.

Desejamos toda sorte do mundo para Caroline e para a Unidos do Ocian que venham um titulo, em breve faremos uma outra materia com a atleta sobre o carnaval e o taekwondo como ela concilia treinos e ensaios.


No Rio

Inocentes convida público para viagem à Coreia do Sul neste carnaval


Em destaque, cultura e religião do povo que há 50 anos chegou ao Brasil.
Carnavalesco quer fazer confluência do Rio Han com o Rio, na avenida.
É com uma atmosfera de sonho e muita imaginação que a estreante no Grupo Especial, a Inocentes de Belford Roxo vai mostrar na Marquês de Sapucaí, um pouco da história, da cultura e da religião da Coreia do Sul, um país ainda pouco conhecido do povo brasileiro, com o enredo "As sete confluências do Rio Han". Para isso, o carnavalesco Wagner Gonçalves vai abusar das cores vivas e invocar a proteção de Yondung Halmoni, a Deusa dos Ventos, para fazer a escola fluir leve, mas com empolgação na passarela e conseguir uma boa colocação no desfile.


Embora a história da imigração de coreanos para o Brasil seja muito recente — tem apenas 50 anos — a cultura do povo é milenar: tem mais de 5 mil anos. Ou seja, o que não falta é aspecto para abordar. E Wagner diz que o fará de forma onírica, abstrata e sem nenhum didatismo. Lá estarão a arquitetura típica do país, as batalhas e as criações de símbolos de sua própria identidade, como a flor Rosa de Sharon.
Primeira escola a desfilar no domingo de carnaval (10 de fevereiro), a Inocentes traz o enredo "As sete confluências do Rio Han", o mais importante da Coreia, para desaguar no Rio de Janeiro. E nessa união, vamos buscar as identificações dos dois povos e mostrar as novidades para o público desse país ainda tão pouco conhecido nosso”, ilustrou o carnavalesco.

Para isso, passarão pelo Sambódromo 4.200 componentes, divididos em sete setores e 27 alas. Já a comissão de frente, coreografada por Patrick Carvalho, promete surpresas. Mistério também cerca o carro abre-alas da escola.
O samba vai ser interpretado por Thiago Brito, que este ano ganhou o auxílio luxuoso do experiente Wantuir.  Para acompanhá-los, a bateria comandada pelo mestre Washington e Celinho promete não deixar o ritmo cair. A rainha é a apresentadora de TV Lucilene Caetano. Para defender o pavilhão da escola, a Inocentes traz mais dois nomes de peso: o mestre-sala Rogério Dornelles e a porta-bandeira Lucinha Nobre.

Campeão com a Inocentes no Grupo de Acesso, em 2012, Wagner conta que já superou a fase da ansiedade e que teve seu teste de fogo em 2011, quando estreou como carnavalesco na Mangueira ao lado de Mauro Quintaes. Para o carnaval deste ano, diz seu maior desafio será popularizar de forma lúdica e carnavalizada a cultura asiática.
“Queremos buscar uma forma fácil e divertida de informação para tentar uma relação direta de energia com a plateia. Para isso, vamos usar fantasias e carros muito coloridos, com movimentos e algumas performances. O início do nosso desfile vai ser assim, uma apresentação da cultura coreana ao público, com seus deuses e tambores”, definiu Wagner.
Ele lembra que ao começar a pesquisar o enredo, descobriu que a colônia coreana no Brasil é muito pequena e que está basicamente concentrada em São Paulo. Cerca de 300 imigrantes e descendentes foram convidados a participar do desfile da Inocentes.
Logo em seguida, com o que chama de carros tridimensionais, o carnavalesco quer projetar o que há de mais moderno, sem esquecer as tradições milenares da cultura oriental.  Segundo Wagner, trata-se de um setor meio modernista, com fantasias e carros mais volumosos. Ele diz que as grandes novidades do desfile estarão na segunda e na quinta alegorias da Inocentes, que utilizam materiais diferentes, como leques e sombrinhas.
A pomba, símbolo da Inocentes, não vai aparecer na avenida.  Wagner diz que Belford Roxo, a Cidade do Amor, já está representada no samba-enredo. No lugar da pomba entrarão o tigre e o dragão, dois grandes símbolos da cultura asiática. A religião e as datas marcadas pelo calendário lunar valorizadas pelos coreanos têm presenças garantidas no desfile. Supersticioso, Wagner lembra que a escola entra na Sapucaí no dia de seu aniversário: 10 de fevereiro.
“Na cultura coreana todas essas coincidências têm uma razão de ser. Vamos torcer para que as energias boas trazidas pelo Rio Han deságuem levemente no desfile da Inocentes, trazendo o campeonato de 2013”, disse Wagner Gonçalves.
 Fundada em 1993, a Inocentes de Belford Roxo desfila pela primeira vez no Grupo Especial. A escola foi a campeã do Grupo de Acesso A no desfile de 2012.

Em São Paulo.


 O Presidente da FETESP Grão-mestre Yeo Jun Kim esteve reunido nesta ultima sexta-feira dia 21 de setembro com os representantes da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, escola de primeiro grupo a se apresentar no sambódromo no dia 10 de Fevereiro de 2013, este encontro teve como objetivo discutir a intenção e possibilidade da ala de Taekwondo no desfile da escola no ano 2013. Onde terá como tema da comemoração de 50 anos de Imigração dos Coreanos no Brasil com o enredo “MADE IN KOREA”.



No dia 25 de setembro os representantes da Escola, Senhor Chico Spinosa (Carnavalesco) e Luciana Pereira (Produtora) estiveram presente na sede da FETESP para confirmar a participação do Taekwondo em seu enredo, onde a participação do Taekwondo na avenida do sambódromo será entre 28 a 30 minutos, para isto haverá 3 ensaios no sambódromo com todos sambista da escola.



O tema "MADE IN KOREA" abordará toda cultura, historia, desenvolvimento, digitalização, culinária, esporte e vivência do povo Coreano com total de 4000 participantes.






 
 












 A FETESP em parceria com a Escola UNIDOS V. MARIA trabalhará para viabilizar participação Especial do Korean Tigers Demo Team junto ao Governo da Coréia, para abrilhantar ainda mais essa grande e inédita participação do Taekwondo no carnaval de 2013.




O Presidente da FETESP está entusiasmado com a participação do Taekwondo no carnaval e diz " é muito gratificante e é importante a presença do taekwondo na maior festa cultural do mundo ‘CARNAVAL’. Estaremos em evidencia entre os meios de comunicação para mostrar a beleza da nossa modalidade olímpica, não apenas para São Paulo, mas sim, para o mundo inteiro e seja pequena ajuda na permanência como modalidade olímpica, pois setembro de 2013 será assembleia geral da COI definindo essas questões".




Em breve mais informações e divulgações de ala de taekwondistas no site da Escola www.unidosdevilamaria.com.br e da própria da LIGA de Carnaval de São Paulo.
 

 

CONVOCAÇÃO NA FORMAÇÃO DA COMISSÃO DE FRENTE


















Na preparação e participação inédita de Taekwondo no desfile de Carnaval 2013, a FETESP convoca mestres, professores e interessados para uma REUNIÃO a ser realizada 02 de outubro as 14hs (terça-feira) na sede da FETESP para discutir os preparativos em prol ao Carnaval 2013, na reunião será discutido a formação da COMISSÃO DE FRENTE que representará a FETESP e Ala de Taekwondistas interagindo junto a escola e os Taekwondista.



Convidamos Taekwondistas que tenham experiência para cooperar na organização para participação do Taekwondo no carnaval de São Paulo 2013. Na gravação do enredo da bateria da escola (totalizando 40 participantes do elenco) na Rede Globo, todos vestiriam o DOBOK.



No dia 05 de Outubro, a Comissão de Frente junto à diretoria realizara um Cerimonial Especial de entrega do DOBOK a ser vestido por toda bateria.



As programações em detalhes, divulgaremos em breve e convidamos a todos os taekwondistas não apenas de São Paulo mas do Brasil inteiro a se ajuntarem a nós nessa grande e inesquecível  participação no CARVANAL 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário