sábado, 11 de agosto de 2012

Terra - Algoz é derrotada, e Falavigna vê confirmada eliminação em Londres


Anne-Caroline Graffe superou Jong Lee e avançou à semifinal da categoria acima de 67 kg. Foto: AP Anne-Caroline Graffe superou Jong Lee e avançou à semifinal da categoria acima de 67 kg
Foto: AP

 Candidata à medalha nos Jogos Olímpicos de Londres, a brasileira Natalia Falavigna acabou derrotada pela sul-coreana Jong Lee In em sua estreia na competição e complicou-se no torneio  Foto: Bruno Santos/Terra
Natália Falavigna foi derrotada em sua estreia na Olimpíada de Londres, luta contra a sul-coreana Jong Lee In por 13 a 9. A brasileira só teria chances de prosseguir nos Jogos Olímpicos caso sua algoz avançasse à final, o que a colocaria na repescagem pelo bronze. Entretanto, a sorte da paranaense não colaborou: a atleta asiática perdeu nas quartas de final e confirmou a saída de Falavigna.

Resumo do dia do Brasil no taekwondo por Natalia Falavigna:

"Não tive movimentação e custou minha luta. Vou torcer pra passar, torcer para chegar Tive uma chave difícil. Acabei tendo um probleminha que custou minha movimentação, eles (sul-coreanos) são muito rápidos. Tive que jogar para lutar e conseguir colocar o pé no chão, são coisas que acontece, nem sempre você chega na Olimpíada 100%. Às vezes você chega com o corpo já precisando de um descanso", lamentou a atleta, que não escondeu o incômodo durante o combate.
 A queda logo na estreia da competição faz Natalia Falavigna torcer por Jong Lee In no torneio deste sábado  Foto: Bruno Santos/Terra

"Não lutei no sacrifício, porque o atleta faz sacrifícios todo dia. Tentei minha performance, mas infelizmente meu pé incomodou um pouco. Não pude fazer a minha movimentação, e acabei me jogando mais para não precisar apoiar o pé", disse a competidora, que ainda sonha com uma boa campanha da sul-coreana para retornar à repescagem e disputar o bronze.

 A diferença a favor da sul-coreana, apesar da polêmica, não abalou Natalia Falavigna. A experiência da brasileira fez a diferença no final da primeira parcial. Um soco e um chute rodado no tronco da adversária reverteram o placar para 4 a 2. Antes do final, Jon Lee In ainda conseguiu somar um ponto e diminuir a desvantagem  Foto: Bruno Santos/Terra
"Não acabou, tem que fazer mais, infelizmente não consegui fazer mais, e nosso esporte é assim É uma espera normal. A Coreia do Sul é uma boa equipe, tem boas lutadoras, vamos torcer para pelo menos chegar na final, para que possa voltar para luta e melhorar minha movimentação, que é a base do meu jogo", concluiu a competidora.
Além da lesão no pé, Falavigna deixou o ambiente reclamando também do desempenho do árbitro francês


Denis Odjo, responsável pelas revisões durante o combate. Ainda no primeiro round, a brasileira recebeu um chute giratório no capacete, enquanto o juiz central David Coupar interrompia a luta. Odjo, após desafio dos asiáticos, assinalou três pontos e mudou a situação do duelo, favorável até então à representante nacional.


"Parei de lutar porque o árbitro tinha parado. Na hora eles acharam que foi na hora do movimento, não sei o que foi, mas não me arrependo de nada", disse Falavigna, que, contudo, decidiu absolver a polêmica ao analisar o revés. "Arrumar desculpa para a minha derrota é coisa que não faço. Não tenho vergonha de nada, algumas vezes as coisas dão certo, e outras vezes não. Tenho a coragem de entrar, pisar ali e tentar o resultado."

A Coreana caiu e levou o sonho do bronze


Lee In caiu para a francesa Anne-Caroline Graffe por 7 a 4 na disputa das quartas e agora torce pela francesa para ter chances do terceiro lugar por meio da repescagem. Já Falavigna, que conquistou o bronze em Pequim, deixa Londres com somente uma luta disputada.


A brasileira havia feito um confronto equilibrado no primeiro round, mas a sul-coreana conseguiu uma boa vantagem a partir de chute no rosto polêmico - a arbitragem já havia interrompido a luta, mas validou o golpe mesmo assim. A partir daí, o duelo ficou favorável a Lee In, que viu sua eliminação confirmada do lado de fora da arena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário