quinta-feira, 9 de agosto de 2012

RESUMO OLIMPICO DOS MOMENTOS DE DIOGO SILVA ATÉ O MOMENTO

O brasileiro empatou a luta a 6s do fim, mas foi derrotado após Golden Score. Foto: Bruno Santos/Terra

Quarto colocado em Atenas 2004, Diogo Silva teve uma nova oportunidade para disputar uma medalha olímpica, já que em Pequim, há quatro anos, o atleta não esteve na China com a delegação do País. Nesta quinta-feira, o brasileiro alcançou a semifinal e encarou o iraniano Mohammad Bagheri Motamed, que eliminou o afegão Rohullah Nikpah, bronze em Pequim. Contudo, o paulista não resistiu e sucumbiu no desempate (45 a 17), após igualdade por 5 a 5, dando adeus ao ouro e indo disputar agora o terceiro lugar com o britânico Martin Stamper.


Nesta quinta-feira, o brasileiro Diogo Silva alcançou a semifinal da categoria até 68kg do taekwondo e encarou o iraniano Mohammad Bagheri Motamed, que eliminou o afegão Rohullah Nikpah, bronze em Pequim. Contudo, o paulista não resistiu e sucumbiu no desempate (45 a 17), após igualdade por 5 a 5, dando adeus ao ouro e indo disputar agora o terceiro lugar com o britânico Martin Stamper  Foto: Bruno Santos/Terra

O primeiro round foi equilibrado, mas o brasileiro sofreu uma queda que por pouco não lhe rendeu uma lesão. Após se recuperar, Diogo seguiu com o combate, que permanecia amarrado. A etapa inicial terminou com empate por 0 a 0, com ambos os atletas se estudando bastante e sem conseguir encaixar golpes certeiros.


 Mas, no golden score, a igualdade seguiu e, no desempate, Diogo perdeu por 45 a 17  Foto: Bruno Santos/Terra
A segunda etapa contou com vantagem do iraniano, que contou com dois vacilos do brasileiro e recebeu dois pontos da arbitragem. Motamed demonstrava mais tranquilidade, e sabia administrar a diferença obtida ao longo do round. Assim, ganhou por 2 a 0 e foi à parcial final precisando apenas controlar a luta.


O iraniano ampliou a vantagem no início do terceiro round, mas Diogo Silva rapidamente devolveu o golpe. Mas, advertido, foi obrigado a manter a cautela e demonstrava não estar em suas melhores condições físicas, graças ao pé esquerdo machucado no início do combate.


O direito também sentiu no fim, o brasileiro sofreu mais advertências e, quando encaminhava para uma derrota por 5 a 1, acertou um chute espetacular na cabeça do rival que empatou o duelo a seis segundos do fim. Mas, no golden score, a igualdade seguiu e, no desempate, Diogo perdeu por 45 a 17.

 Quarto colocado em Atenas 2004, Diogo Silva teve uma nova oportunidade para disputar uma medalha olímpica  Foto: Bruno Santos/Terra

Duelos pela manhã


O semblante tranquilo e focado de Diogo Silva refletiram a postura do brasileiro no combate da manhã desta quinta, contra o jordaniano Mohammad Abulibdeh. O atleta sul-americano venceu por 7 a 5 e garantiu passagem para a semifinal do torneio válido pela categoria até 68 kg e disputado na Olimpíada de Londres.
Mesmo depois de sofrer 1 a 0 do atleta adversário e receber um golpe nas partes íntimas (que valeu uma punição ao jordaniano), o brasileiro assumiu o controle do combate e começou a pontuar, investindo em contra-ataques. O representante nacional conseguiu abrir 5 a 1 e tranquilizar o combate durante o último round.

 Contudo, diante de um rival que também conteve suas ações, o brasileiro não pontuou durante a parcial inicial, e o placar se manteve zerado depois de dois minutos de combate  Foto: Bruno Santos/Terra

A grande vantagem, contudo, diminuiu rapidamente. O jordaniano, segundo a arbitragem, atingiu Diogo Silva com um chute alto, atingindo o competidor nacional na cabeça. Tal ação rendeu três pontos ao atleta, que diminuiu abruptamente a diferença no marcador nos últimos segundos do duelo pelas quartas de final.
Com pouco tempo, o jordaniano buscou uma blitz que revertesse o marcador contra o brasileiro. Bem focado e tranquilo no combate, apesar da pressão final, Diogo Silva respondeu com eficientes contra-ataques e obteve a vitória por 7 a 5.

 Experiente, o brasileiro não caiu no jogo do adversário e conseguiu forçar a realização do Golden Score. Em outro contra-ataque, o atleta encaixou outro golpe no asiático e empatou por 2 a 2. Decisão no tempo extra  Foto: Bruno Santos/Terra
"Vou entrar muito forte, já é disputa de medalha, mas vou manter a mesma disciplina e paciência de todas as lutas", garantiu Diogo Silva, que não se mostrou incomodado com a polêmica decisão do árbitro de assinalar o chute alto do jordaniano. "Não me preocupo com isso, independente do placar, vou lutar contra o árbitro, contra torcida, contra os atletas. Hoje luto com qualquer um", discursou o confiante atleta.

 Pós combate contra o Irariano:

Perguntado se considerou a decisão de dar a vitória ao rival iraniano correta, Diogo disse: "se fosse um filme americano, não. Mas como é um filme brasileiro, temos que engolir isso e disputar o bronze". O combate foi tão parelho que todos os quesitos de avaliação terminaram empatados. Assim, a decisão final coube ao árbitro, o que fez com que o brasileiro cogitasse entrar com pedido de recurso para revisão.


A delegação brasileira, no entanto, descartou a ação ao entender que não caberia tentar rever a derrota. "Acho que uma decisão como essa, o achômetro não é para mim nem para ele (Motamed). Acho que tem que ver o vídeo, fazer uma análise criteriosa e tomar uma decisão", opinou Diogo Silva. Apesar disso, o atleta se mostrou satisfeito com o desempenho apresentado nesta quinta-feira.


"O cara do Irã é o número 2 do mundo. O Irã tem o taekwondo como o primeiro esporte. Todo o investimento que é feito do Niemeyer (famoso arquiteto brasileiro) é feito nele (Motamed). Eu lutei com um cara que é astro. Eu fiz a minha parte", disse Diogo Silva. Antes de brigar pelo bronze, o brasileiro aproveitou para criticar o foco no futebol, esporte com muito mais destaque do que, por exemplo o taekwondo.
"É isso aí, gente: são os Jogos Olímpicos. As pessoas confundem muito com o futebol, mas isso aqui é sério. A gente treina mais do que o impossível. ganha pouco e faz esse festival que todos vocês estão vendo. Jogos Olímpicos são isso. A gente não gosta quando fica dando apito de boleiragem. Tem que ter conhecimento", complementou o atleta.


Lembrete que ainda haverá a disputa pelo bronze as  às 17h15 (horário de Brasília) contra o americano Terrence Jennings com quem o Diogo lutou no PAN do ano passado e perdeu....agora é esperar para ver o que dá.

Mas toda sorte do mundo ao Diogo vamos lá guerreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário