domingo, 26 de fevereiro de 2012

A Reflexão de Retomada do Taekwondo Paulista.. e nacional

A Reflexão de Retomada do Taekwondo Paulista.

Diretoria da FETESP Durante um período nebuloso o Taekwondo Paulista passou por uma de suas maiores crises, conhecida como a era Shin Hwa Lee, que deixou os Taekwondistas paulistas fora do cenário nacional e muito desmotivados, tínhamos uma direção e gestão incompatíveis para a realidade existente, uma gestão incompetente e bscura, sem critérios e transparência na administração do Taekwondo Paulista, o que resultou no surgimento e crescimento de entidades paralelas que buscava minimizar os problemas gerados por uma pessoa que adotou uma política dogmática afim de satisfazer seu interesse pessoal.

A Federação perdeu sua credibilidade e os seus filiados, sem representatividade, tentaram organizar alguns eventos para satisfazer o interesse dos poucos filiados que ainda restaram na sua gestão.

Uma Federação que revelou grandes talentos, cujo dojang e quadras de competição receberam vários dos maiores atletas brasileiros, bem como grandes nomes do cenário nacional e internacional. Precisávamos de uma mudança, de um novo rumo, de uma liderança acima de tudo.

O processo de Resgate

Resgate esse que começou com a mudança da diretoria e Presidência da Federação, tendo o Grão Mestre Yeo Jun Kim assumido a Presidência da Federação, que de início teve muita resistência e desaprovação da maioria dos filiados, não acreditavam mais que o “coreano” pudesse dirigir o Taekwondo, que seria trocar “seis por meia dúzia”, eu mesmo
não acreditei que ele suportaria um semestre, por causa do seu perfil e pressão de todos os lados contra a sua pessoa, quando o Grão-Mestre Kim pediu aos poucos filiados que ficaram na Federação que queria uma chance para mudar e mostrar que era digno e estava à altura para dirigir o Taekwondo Paulista, mas que sozinho não conseguiria superar
esse desafio, “me ajudem a ser um bom presidente, que juntos resgataremos tudo que São Paulo perdeu; força, credibilidade, organização, disciplina, transparência e representatividade; que juntos vamos reconquistar a confiança dos taekwondistas e da sociedade paulista”, foram essas as palavras que o Mestre disse. Sem desmerecer e nem diminuir os outros estados que com muito trabalho buscaram seu espaço no cenário nacional. Por ser coreano ele tinha a obrigação acima de tudo de “limpar a bagunça” generalizada deixada pela gestão anterior, por ter uma postura e perfil disciplinador, sua primeira tarefa era provar para ele mesmo que era capaz de mudar sem perder sua
visão do que é correto. Mostrando que o processo de resgate deveria ser feito pelas pessoas que amam, trabalham, vivem e sonham com um Taekwondo consolidado.

Uma Federação feita pelos taekwondistas, pela ética, que dispõe do seu tempo de vida em prol de uma ideologia, de querer, ver e acontecer... Então as mudanças foram acontecendo, dia-a-dia buscava tirar idéias, extrair o melhor dele e de sua diretoria, direcionando cada um de nós e dando autonomia nos seus devidos setores, ou seja, mostrando a verdadeira função de um líder, conduzir todos para o melhor caminho. O desejo de São Paulo voltar a ser grande não era só nosso, paulistas,
mas de todos os demais estados, porque todos sabem da importância que São Paulo representa para o Taekwondo brasileiro, foi onde tudo
começou.

O resultado está aí, para todos verem e comprovarem, uma Federação com representatividade; até mesmo os que não acreditavam, hoje estão ao seu lado, só não estão ao seu lado aqueles que sabem que não tem espaço para os interesses pessoais ou que buscam benefícios próprios através da Federação, pessoas que não sabem que o Taekwondo é muito mais do que uma modalidade de Arte Marcial e Esporte Olímpico.

Agora!!

São Paulo é o ponto de partida do Taekwondo Brasileiro e também deverá ser o ponto de partida do processo de profissionalismo do Taekwondo brasileiro, a verdadeira nova era. Toda contribuição passada deverá agora dar espaço a uma nova liderança, às entidades que possam, sem se eximir de suas responsabilidades estatutárias, estar preocupadas e comprometidas com a criação de um novo capítulo na história do Taekwondo Paulista.

Faça valer a sua presença para que tudo isso possa acontecer de forma democrática, transparente e sem preconceitos, seja de cor ou raça, os senhores, filiados, que sabem e vivem as dificuldades de uma instituição, da falta de transparência, respeito e apoio às Academias, tem um compromisso com a retomada de moralidade da Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo, o dever e a obrigação de estar presente nos eventos oficiais para garantir os benefícios, transparência, sucesso dos atletas e equipes paulistas, e testemunhar o início da verdadeira nova era do Taekwondo Paulista.

Mestre José Adauto da Silva Costa

Diretor de Ética da FETESP
Diretor e conselheiro Ass. Atlética Acadêmica UniSanT´Anna
Diretor da Modalidade TKD da Fed. Universitária Paulista de Esportes

CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTA MATERIA
Bom dia turma eu vi está materia no site da FETESP e achei muito bonito, mas devemos refletir que não o taekwondo paulista mas sim o nacional sofre mudanças boas e ruins dentro do cenario esportivo, nada contra a gestão dos Coreanos que por praticamente em toda historia do tkd nacional foram lider por opção ou por submissão de seus filiados tanto na CBTKD quando na LNT.
A politica  hoje no taekwondo ela se faz presente chegando a ser comparada com o imperialismo arabe por alguns sites e blogs, motivos para para tais comparações existem infelizmente
O autor da materia acima é o mesmo que em 2010 literalmente mandou a bota na mulecada da LNT em um campeonato sediado pela CBTKD, em seu relatorio do evento.
Vamos ilustrar o que falamos com o link e a matéria para que as pessoas possam dar uma lida e ter uma idéia da postura dura que crianças receberam do autor, que também foi vitima e vitimou

 http://www.fetesp.com.br/index.php?acao_noticias=noticia&acao=noticias&noticia_id_02=1435
 .
20/07/2010 - Relatório do Campeonato Brasileiro pelo Mestre Adauto

EVENTO:               Campeonato Brasileiro Infantil e Junior de Taekwondo 2010
DATA:                     17 E 18 DE JULHO
LOCAL:                  Ginásio Sabiazinho – Uberlândia- MG
REALIZAÇÃO:      CBTKD
ORGANIZAÇÃO: FTEMG
APOIO:                    Prefeitura de Uberlândia - MG


Realizado com muito sucesso o CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL e JUNIOR TAEKWONDO 2010 supra mencionado que contou com a presença de 320 Atletas.

Evento supervisionado pelo vice-presidente da FTEMG (Mestre Marcelino Soares) e pela CBTKD, juntamente com seus colaboradores e apoio da Prefeitura de Uberlândia, o evento teve uma estrutura de 1º nível e toda a parte organizacional esteve atenta a todos os detalhes, a comissão organizadora foi muito eficiente, o que serve de exemplo para os próximos eventos oficiais.

O sucesso ficou por conta dos combates de alto nível técnico, principalmente com as crianças que fizerem do evento um show a parte. Prestigiando o evento estiveram presentes os Presidentes da CBTKD a Gms Kim Jung Roul, presidente da FTEMG, Gms Chang Seon Lim, o diretor técnico da CBTKD Gms Flavio Bang, Gerente Esporte da CBTKD Dr. Valdemir Medeiros, Presidentes das federações e representantes Estaduais.

A FETESP enviou sua seleção paulista desfalcada em algumas categorias, mas foi uma equipe valente e determinada que honrou seus adversários e valorizou o Estado de São Paulo que custeou todas as despesas de seus atletas, portanto gostaríamos de parabenizar todos os atletas que representaram a FETESP e o Estado de São Paulo, que sagrou-se campeã Geral do Campeonato Brasileiro Infantil e Junior de Taekwondo 2010.  Marcamos mais um triunfo diante das adversidades com respeito para com todos os presentes nesse grandioso evento.

Apesar de uma lamentável presença indesejada de uma equipe que participou do evento através de uma liminar judicial, que desrespeitou todos os Estados ali presentes, por que o campeonato Brasileiro é de direito dos Estados participarem, na qual todos os atletas. participaram de suas respectivas seletivas Estaduais para conquistarem o direito de representatividade oficial de seu Estado. Portando esperamos que a CBTKD juntamente com seus Estados devidamente filiados tomem providencias, que tal acontecimento desta natureza não ocorra mais.
 
Finalização
Venho em nome da FETESP (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo) parabenizar a valorosa participação dos atletas, técnicos, professores e mestres, e toda comissão organizadora do Campeonato Brasileiro Infantil e Junior e  também a presença das renomadas Federações Estaduais, pelo esforço e dedicação a nossa arte, conhecidas por sua tradição e dedicação a pratica da modalidade. A participação de todos foi muito importante para o desenvolvimento do Taekwondo Brasileiro.


Ms. J. Adauto S. Costa
Diretor Administrativo FETESP.

Vejamos que ironia falarmos de reflexão e retomada se a cultura do odio fica sempre em evidencia, particularmente nem sei que é o mestre J Adauto e não cabe ao blog desrepeita-lo com nossa opinião mas vejo que ao falar de retomada do taekwondo paulista devemos sentar e debater tudo que ocorreu para que não possamos rever erros grotestos como esses citados acima.

Ele está super certo em defender a entidade FETESP qual ele é filiado pois a LNT era filiada como um estado ESPECIAL e não como as entidades oficiais pois a mesma apareceu no evento como varios estados desqualificando as filiadas a CBTKD que atenderam todos os requesitos das seletivas pela CBTKD
Nos eventos citados vejo só como infelizes os dizeres indesejados e lamentavel pois se houve erros foram dos presidentes das entidades e não dos coitados dos atletas que foram vitimas tambem.

Nosso blog cabe dar a informação e opinar como espectador e aos gestores darem suporte e fazer com que o taekwondo nacional evolua e não fique amarrada na politica desastrada que existe hoje infelizmente.
As instituições CBTKD, LNT, FETESP  e todas as demais devem ser sempre respeitadas não só pelos criticos mas por todos seus gestores.

Vemos com muita alegria, medo, tristeza e frustação que as instituições nacionais de taekwondo, não trabalhem juntas mas sim em prol de seus filiados e por sua vez todos os taekwondistas possam andar nas duas sem serem chamados de cladestinos como já aconteceu anos atraz

A CBTKD hoje gestada pelo o SR Fernandes da uma nova cara a entidade que pela primeira vez tem um brasileiro nato em sua gestão de R$ 1,76 se eu não me engano que tinha na conta da entidade quando assumiu a mesma hoje a mesma recebe os milhões da Petrobras.

O mesmo fez a limpa nos parasitas que eternizavam dentro da entidade deu uma cara nova a atual seleção, abriu algumas portas a membros não filiados mas erra como todos mas seus erros se sobresaem no quesito resultados falta ainda algumas coisas como prestação de contas mas se ve que se investe muito mais nos atletas mas ainda falta muito coisa na jornada deste que com certeza será o presidente que mais mudou a CBTKD.

A LNT eternamente gestada pelo Yeo Jin Kim, mas já teve brasileiro trabalhando nela a entidade vem sempre inovando com seus filiados, hoje o mesmo adotou a postura de abandonar as discuções com a CBTKD viu que brigar não leva a nada sua gestão é seguida fielmente pelo seus filiados.

Dentro da entidade seus filiados trabalham de forma livre a entidade sempre procura ouvir seus filiados da-lhes muita liberdade para isso só que com o passar dos anos deixou a imagem se desgastar por causa do embate com a CBTKD mas ainda é muito popular por onde passa.

Vemos que para resolver esse embate sem fim seria as duas entidade entrarem em um acordo para que ninguem se sinta prejudicado...pois o olimpismo e o taekwondo WTF são um só e como Brasileiros e taekwondistas deveriamos ter esse direito garantido pelas duas entidades e não disputado em tribunais que só levam tempo e dinheiro embora.

Uma sugestão pega os atletas campeões nacionais das duas entidades com ranking nacional similar ao da WTF faz um selecionado e toca a vida ou então cada um cuida do seu  e vê o que acontece hoje quem quer ir a seletivas e possiveis olimpiadas faça sua parte e tenha uma dupla filiação.




Mais uma matéria sobre a participação da LNT em um evento da CBTKD poderemos ver que a LNT não era aceita por ter uma filiação no mínimo estranha coisas que aconteceram a culpa não é e nunca será dos atletas mas sim dos dirigentes das duas entidades que tentaram um JEITINHO para colocar a entidade no evento e o que é pior representando estados já existentes no evento.

ISSO ACONTECEU EM 09/08/2009
http://www.fetesp.com.br/index.php?acao_noticias=noticia&acao=noticias&noticia_id_02=1191

Durante o Congresso Técnico do 2º Campeonato Brasileiro de Poomsae da CBTKD aconteceu um imprevisto que desencandeou uma grande discussão. Durante a chamada das delegações participantes o estado de São Paulo foi chamado duas vezes, isto é, haviam duas delegações representando o mesmo estado, o que de imediato foi questionado pelo Presidente da FETESP, como poderia um estado estar sendo representado por duas entidades? No mesmo momento o representante que havia se identificado como São Paulo retificou sua identificação para Liga Nacional de Taekwondo.
Após questionamentos e solicitações (leiam na ata do congresso), foi proposta uma votação sobre a autorização ou não da participação do representante da LNT. São Paulo votou contra, Bahia votou a favor, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Rio de Janeiro absteram-se do voto. Foi solicitado então à mesa o desempate, a mesa em rígido cumprimento ao ofício do evento votou contra.

http://www.bang.com.br/img_noticias/setembro2009/atacongps09_1.jpg

http://www.bang.com.br/img_noticias/setembro2009/atacongps09_2.jpg


Está mais do que na hora da CBTKD pronunciar-se oficialmente para que todos tomem conhecimento sobre a matéria e decisões que foram tomadas, pois até o momento para a maioria absoluta, ainda é desconhecida.
A LNT possui uma filiação especial, mas quais as condições desta filiação? A LNT cumpriu o acordo celebrado com a CBTKD? Entre muitas outras dúvidas que existem sobre a relação CBTKD e LNT.
No dia 4 de setembro a Federação do Estado do Rio de Janeiro protocolou um ofício na CBTKD manifestando-se contra a participação da LNT no 36º Campeonato Brasileiro Adulto.


http://www.bang.com.br/img_noticias/setembro2009/feterj_lnt.jpg


Sabemos que a LNT já enviou sua inscrição para o 36º Campeonato Brasileiro para a CBTKD, qual será o posicionamento da CBTKD agora?
Esperamos que a CBTKD e as Federações se manifestem afim de esclarecer a situação, evitando conflitos e desgastes desnecessários, onde o maior prejudicado é o nosso esporte e seus praticantes.

Esse é mais um relatório que já em 2009 pedia uma solução eu vejo que é mais fácil termos a opção de 2 entidades que tenham as mesmas condições e respeito entre si.
Pois quem perde com esse embate sem fim são os verdadeiros donos da festa ou seja os atletas, o lado marcial foi chutado de lado quando se fala de olimpismo, pois ainda hoje temos muita dificuldade de vermos Brasileiros entre os tops masters, não adianta ter 10 DANS e se comportar como faixa branca.
Vislumbro que uma grande virada no taekwondo paulista virá e rápido, pedimos paz e em SP já temos as entidades FETESP e FTP já conseguem trabalhar juntas em um evento o problema hoje é o metisismo que se emprega ainda impede um pouco a evolução natural das coisas.

As duas entidades crescem tanto no administrativo quando no técnico com um detalhe sem desrespeitar suas soberanias, cada uma tem seu próprio campeonato e seus campeões.

A CBTKD e a LNT funcionam hoje como o boxe dá para as duas trabalharem juntas e separadas.

Para Os GMS J Adauto,Carlos Fernandes, Yeo jun Kim e Yeo Jin Kim, dexamos nosso ponto de vista não para bronquear com ninguém mas sim tentar entender que acontece pois ficamos amarrados em idéias antigas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário