segunda-feira, 31 de março de 2014

OPINIÃO - VIOLENCIA CONTRA A ARBITRAGEM EM SP

Olá guerreiros.

Como arbitro já havia ouvido em falar em violência contra arbitros de taekwondo...o episodio mais triste de nossa modalidade ocorreu em Pequim 2008 com o atleta de Cuba.

Recentemente duas ocorrencias nesses dias voltam a chamar a atenção uma das culminou com a expulsão de um atleta na FTP e ontem nos jogos universitarios promovido pela FETESP um atleta perdeu a linha o que foi menos grave.Não iria comentar sobre isso pois as entidades são capazes de fazerem um bom trabalho junto ao corpo de arbitros e filiados.





Ser arbitro no Taekwondo hoje é por amor, pois a remuneração é uma vergonha que a cada dia tira a estimulação de querer ser arbitro, pois além de enfrentar a falta de respeito de tecnicos e atletas, a falta da organização com o operacional, entre outros os arbitros recebem algo que é o equilavente muitas vezes depedendo do lugar mal dá para uma marmita, uma coca de 2 litros e um passe ida e volta de metro.


Como arbitro tive a grande oportunidade de viver esse lado que posso dizer que é maravilhoso e tão quão sacrificante pois todo arbitro tambem é ou foi atleta, vivi essa experiencia como arbitro da FTP em 2009,2010,2011 participei de uma etapa dos Jogos Escolares do estado de SP em 2011, Jogos Escolares de Praia Grande em 2012 e 2013, me afastei um pouco devido a uma serie de fatores, mas continuo em alguns eventos menores.


Peço encarecidademente aos gestores das organizações de Taekwondo de São Paulo que revejam seus conceitos na hora de filiar seus socios pois não podemos viver com o medo entre a arbitragem e a Arbitragem por sua vez continue a se reciclar sempre pois contamos com vcs para dar andamento nos eventos.


Pois sem arbitros não temos eventos sem atletas tambem não...então deveriamos entrar num consenso mutuo de respeito entre ambos...


Taekwondo é arte marcial e todos devemos ser pessoas que querem competir com respeito e honestidade.



2 comentários:

  1. Meu caro Bruno esta arbitro expulso da FPT hoje atua na FEST e não não estava envolvido no evento em Ferraz de Vasconcelos, no evento da FUPE apoiado pela FETESP, a tentativa de agressão partir por um atleta de FESPT. Infelizmente existem atleta que esquecem que o principal objetivo das Artes Marciais é o domínio de si mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Adilson...

      O que está havendo em nossa modalidade é a falta de humanidade entre as pessoas o que existe hj é rotulos e brigas por coisas ridiculas e a falta de respeito entre filiado da entidade A ou B, vamos tomar esses tristes exemplos como coisa de devemos cobrar das entidades é o respeito com os arbitros e os arbitros com atletas e tecnicos é simples cada um fazendo seu trabalho para um taekwondo melhor.

      Excluir