quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

FETESP - FALSIFICAÇÕES EM PRODUTOS ELETRONICOS

 Bom dia turma

Não é de hoje que falsificações de produtos eletronicos de taekwondo chamam atenção e assombram nossa modalidade,mas leiam a materia com muita atenção, pois falsificação é crime. 



Dois episódios chamaram a atenção no US OPEN 2014 realizado recentemente em Las Vegas, EUA com PSS DAEDO.
Um, foi a tentativa de uso do protetor de pé falso pela atleta russa, AleksandraPotapova. O outro assunto não menos grave foi a ausência do transmissor no colete do Argentino SebástianCrismanich na luta contra o RussoAydemirShakhbanov que abriu precedente, quando o diretor do evento, Sr. Ji Ho Choi, presidente da PATU, decidiu retomar o combate, mesmo este, já tendo sido finalizado pelo árbitro. Houve aí, muito bom senso, embora o Russo não tenha aceitado e perdera por sua ausência.

Aspectos importantes devem ser ressaltados. Falsificação é crime e deve ser punida em outra esfera que não somente a esportiva. Portanto, comprar ou apenas fazer uso de algo que não é legítimo tem suas penas. Dentro de um campeonato, somente a desclassificação e a perda de créditos do caráter no meio esportivo. No caso da Russa, ela foi repreendida e pôde lutar com protetores corretos.

Dividindo-se os mares entre KPnP e DAEDO, podemos dizer que as falsificações no PSS DAEDO é mais grave porque além do fator econômico carrega junto, a perspectiva de obter vantagem sobre o adversário, AUMENTANDO o número de ímãs no protetor de pé. Algo que não ocorre no sistema coreano por se tratar de tecnologia diferente(não trabalha com ímãs). Portanto, não compre protetores de pé da marca KPnP para colocar ímãs, porque além de burlar, estarão estragando o material. Isto não tem eficiência nenhuma.

Já a questão de iniciar-se a luta com o sensor faltando no colete, também não ocorre no PSS KPnP . Cada protetor de tórax tem seu próprio transmissor que não pode ser trocado nos eventos, são fixos. E cada sensor tem seu próprio número que é checado no momento dos registros dos atletas. No caso do KPnP, o reconhecimento dos sensores acontece de forma tão rápida que as chances de reconhecer um transmissor de outra quadra são quase zero.

Iniciar uma luta sem testar os sensores quando utilizando DAEDO, torna-se uma loteria. Peça para testar sempre.

Questões como estas, aliadas à eficiência do sistema coreano, fizeram com que a FETESP utilizasse e adotasse o PSS KPnP  como oficial ,entre os dois PSS EXISTENTES NO MERCADO.

Nossos eventos estão abertos para que utilizem e conheçam este ótimo sistema de pontuação.

Ronivaldo Silva Pereira
Coordenador de arbitragem

Nenhum comentário:

Postar um comentário