quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ENTREVISTAS - CONHECENDO O MESTRE ANDRE MARQUES

 Bom dia turma

Segue mais uma entrevista desta vez quem nos conta um pouco de sua caminhada dentro do esporte é o mestre Andre Marques, tecnico desportivo da cidade




Olá mestre quando o Sr começou no taekwondo e com quem?
Iniciei na prática do taekwondo no ano de 1988, naquela época durante 1 ano pratiquei taekwondo com o Instrutor Anaciel de Jesus Guimarães conhecido com “Kim”, como sempre procurei desenvolver habilidades competitivas e ele não gostava de competição migrei para o Grão Mestre Fábio Goulart, no qual treino até hoje.


Quando anos o Sr tem de arte marcial?
No Taekwondo tenho 24 anos de prática, mas já pratico artes marciais desde os meus 12 anos, já pratiquei Judô, Kendô, Hapkido e Capoeira, seu eu fosse fazer uma soma dessas práticas dariam mais ou menos 28 anos de artes marciais.


Quais os eventos que o Sr foi campeão ou participou ou que lhe marcaram mais tanto como atleta como técnico.
São vários os eventos regionais, estaduais, nacionais e até internacional que participei.
Como atleta fui Tri campeão Santista, quando na época existiam as seletivas para os estaduais. Fui campeão Paulista Universitário, Campeão Brasileiro Universitário, me classifiquei para o mundial universitário em Sampetesburgo na Rússia. Bronze no Pan-american Open em Anaheim- Califórnia. Fui medalha de bronze nos Jogos Abertos do Interior por Santos. Fui campeão paulista do interior, vice-campeão paulista da capital onde na época em que competia existiam essas fases da competição, entre muitos outros campeonatos extra-oficiais e abertos que participei e medalhei.

Como técnico levei alguns atletas a fazer parte da seleção paulista, entre eles a Mestra Elzie na época com muitos títulos, entre tantos outros que se consagraram campeões paulista e Brasileiro nas suas categorias.
Já fui preparador físico de alguns atletas de futebol como Elder Granja que jogou no Internacional e Adriano que jogou no São Paulo, já fiz a preparação física de vários atletas do pedestrianismo, enfim estou sempre envolvido no meio desportivo.

Fiz uma pós-graduação em Treinamento Desportivo, voltada somente para a
periodização de treinamento de atletas de alto rendimento, entre outros diversos cursos e especialização.

É sabido por todos que o Sr começou a dar aulas em Praia Grande antes do Sr ser o técnico desportivo da cidade nos conte como surgiu essa oportunidade.

Comecei a trabalhar como educador Físico, mais precisamente como professor de Educação Física Escolar em 2004, oportunidade que apareceu através de concurso público, desenvolvi desde lá vários projetos de âmbito educacional, estimulando a prática esportiva nos jovens durante as aulas de educação física nas escolas por onde passei. Vale ressaltar que 2011 fui efetivado para assumir o Cargo de Técnico Pedagógico Desportivo de Taekwondo, para desenvolver o Taekwondo de alto rendimento de Praia Grande.

Fale um pouco dos seus atletas de PG que o Sr acha e como o Sr vê a atual equipe.

Costumo dizer que não são meus atletas e sim da cidade de Praia Grande em especial da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, isso porque são atletas que vem formado da base de algumas das academias da região.

Quando iniciei os treinos em setembro do ano passado fiquei um pouco preocupado com o nível de competitividade que eles me demonstravam no treinamento, porque Praia Grande luta na 1ª Divisão dos Jogos Regionais, como vcs sabem estão os municípios como São Caetano, Sã Bernardo, Santos entre outros, que investem muito recurso financeiro na estrutura de suas equipes e nós teríamos muita dificuldade em suplantar essas equipes, então minha principal missão seria dar condição de competição, tentando igualar a qualidade técnica dos atletas e isso em pouco tempo.

O tempo foi passando e percebi que muitos outros atletas da região não demonstravam interesse em participar dos treinamentos, e isso também me preocupou bastante, continuei com a minha periodização de treinamento, aplicando os recursos técnicos necessários e eles foram rendendo o esperado dentro daquele período, melhoraram as habilidades coordenativas em chute, postura, enfim características que todo bom atleta deve ter.

Depois disso esse ano na tentativa de trazer reforços para a equipe, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer promoveu através da minha coordenação uma seletiva aberta de Taekwondo para a formação da Equipe principal, para disputar os Jogos Regionais 2012 e se classificados os Jogos Abertos 2012, mas para minha decepção os atletas classificados também não compareciam aos treinamentos, demonstrando certo desinteresse, como eu tinha a base do ano passado decidi continuar a preparação do ano anterior, vale lembrar que essa base é formada por jovens atletas a imensa maioria competindo na categoria Junior e sub-21, sem muita experiência na competição de alto nível.

Grosso modo essa equipe é jovem, talentosa e trará em breve excelentes resultados para a Secretaria, isso porque eles têm uma coisa que é fundamental para todo atleta de alto rendimento que é a vontade de vencer, perseverar e a vontade de treinar, os recursos técnicos e táticos aparecem através dos treinamentos.

Ressalto que a equipe de competição de Praia Grande continua aberta a todos aqueles que gostam de competição e estão dentro das características para competir os Jogos, ressalvo ainda que caso eles queiram participar que tenham em mãos uma autorização do seu professor ou mestre, indicando essa atleta para a formação da equipe principal.

Vamos abordar o assunto política.
Como o Sr vê a atual divisão do taekwondo nacional entre liga nacional LNT e confederação brasileira CBTKD, e se o Sr trabalha ou trabalharia com as duas entidades sabido que a LNT já promoveu eventos na cidade.

A minha visão é simples, ambas são Taekwondo, e que poderiam com boa gestão e organização formar uma nova entidade fortalecendo mais o Taekwondo brasileiro, mas infelizmente não é só no Taekwondo que existem essas divisões confederativas que a meu ver acabam por limitar a modalidade nas questões de representatividade em competições internacionais.

Eu sou filiado em ambas as entidades e trabalhar com as duas é fundamental para dar volume de competição para os atletas, percebo que muitos professores e mestres ficam em dúvida em qual federação estadual deveriam filiar seus clubes, e na grande maioria filiam naquela federação estadual que está integralmente vinculada a CBTKD, na qual poderia oferecer acesso seletivo para torneios nacionais e internacionais. Espero que eles tenham bom senso nas resoluções dos problemas e que possam formar uma entidade coesa com força e organização para o excelente futuro do taekwondo nacional.

É sabido por todos que a atual federação filiada a CBTKD pode ser desfiliada como o Sr irá se posicionar se caso isso acontecer.

Não vejo dificuldades em me situar com relação às federações, se elas em estado de direito estiver atendendo ao que os atletas necessitam, eu também ficarei satisfeito em continuar ou descontinuar com uma ou outra conforme a necessidade. Precisamos parar com as disputas sem sentido, dizendo essa é melhor, essa é pior, ambas são boas.

Como todos sabem o Taekwondo é uma modalidade organizada, talvez mal administrada, e por isso estamos filiados ao Comitê Olímpico Internacional através do nosso Comitê Olímpico Brasileiro que por sua vez não pode vincular duas entidades nacionais, e na atual circunstância seja ela política ou não reconhece a Confederação Brasileira de Taekwondo como entidade oficial, portanto se amanhã o Comitê Olímpico Brasileiro reconhecer a LNT como entidade oficial da modalidade no Brasil não tenha dúvidas que todos aqueles que procuram levar seus atletas para competições seletivas e rankiadas nacionais e internacionais irão migrar para a atual situação.

Vale dizer que estamos passando uma transição conturbada onde existem boas e más informações, portanto temos que ter cautela e responsabilidade naquilo que dizemos para não transferir sensações de que essa ou aquela foi DESFILIADA, o bom taekwondista não precisa disso.

Como o Sr lida com os professores e mestres de taekwondo de Praia Grande, e quais ações o Sr já fez para reunir todos, e se o Sr conhece todos os locais de treino da cidade e o que fazer para formentar ainda mais nossa modalidade na cidade.

Em particular tenho boa amizade com o Mestre Manuel Messias, tivemos oportunidade de treinar juntos uns bons períodos e foram momentos muito legais, tenho boa relação com o Mestre Daniel que entendo fazer o possível para equilibrar o Taekwondo da equipe principal de Praia Grande, o Mestre Roberto tive o prazer de conhecer nesse ano e me parece homem de bem que procura fazer o seu trabalho da melhor forma possível. Espero aqui não deixar de destacar o Mestre Rogério Botelho, que por questões de afinidade e isso é natural na vida humana, tem sido bom parceiro.

Não tenho inimizade com nenhum professor ou mestre local, o que pode haver que a má comunicação possa em determinados momentos gerar certas ansiedades.

Conforme você mesmo sabe procurei por diversas vezes tentar reunir todos para ver o que discussões de interesse deles próprios

Após o concurso que definiu o Sr e os demais mestres como técnicos desportivos o que mudou em sua rotina e se a equipe conta com apoio financeiros.

A minha rotina diária de trabalho após a efetivação do Técnico de Taekwondo ficou ampliada, mas quando fazemos aquilo que sabemos e gostamos tudo fica natural.

No momento nossa equipe está passando por uma nova adaptação da gestão anterior, estou procurando patrocinadores e colaboradores e temos também a parceria em transporte da Seduc, e um ambiente bom para treinar que é a Fábrica do Esporte, acredito que faltam ações voltadas nesse sentido que irão e muito ajudar o Taekwondo local.

Arbitragem e mudanças na WTF
Como o Sr vê os atuais erros de arbitragem em todos os níveis e que o Sr faria se fosse um presidente de entidade ou algo parecido.

Considerando o Taekwondo ser uma modalidade onde os golpes são extremamente velozes, é natural que haja erros humanos, até o vídeo replay as vezes deixa dúvida.

Se eu fosse presidente de alguma entidade do Taekwondo montaria alguma estratégia para profissionalizar os árbitros destacando eles em níveis e é claro através dos melhores índices de aprovação em capacitação melhores condições de pagamento, não é possível mais um árbitro de taekwondo passar o dia inteiro num evento ou até mesmo em dois eventos as para receber o que sabemos que recebe, enfim esse problema de arbitragem tem que corrigir. A solução é oferecer melhores capacitações e oportunidades, mas pra isso é preciso investimento.

Que o Sr achou da nova formação de faixas e do novo uniforme para Poomsae (formas)

Acho que não podemos descaracterizar nossa arte marcial, contudo gostei dos novos uniformes, a estrutura das competições de poomse estão se solidificando e sabemos que é uma parte da competição muito recente e que sofrerá melhores adaptações.

Chutes no rosto que o sr achou no formato de ponto por deslocamento.

Infelizmente a palavra deslocamento muitas vezes cai na interpretação da arbitragem, deslocamento forte, deslocamento leve, deslocamento mínimo, e como se deve conceder ou não o ponto, percebemos em diversos momentos na recente disputa das olimpíadas que alguns critérios utilizados em algumas lutas foram diferentes em outras. Deslocar é mudar de um lugar para outro ou ir de um lugar para outro, mas cairemos muitas vezes na subjetividade.

Agora vamos dar esse espaço para o Sr falar um pouco do Sr
O Andre Marques família

Família é a base do sucesso e felicidade na vida. Todo ser humano vive em pares e família é aquela que por afeto nós escolhemos para trilhar nosso caminho.

O Andre Marques o pai

Considero-me um homem de bem, honesto e que procuro passar pro meu filho esse exemplo de dignidade que se constrói ao longo do tempo. Educar não é um dia, dois dias, educar é eterno.

O Andre Marques o filho

Procuro seguir os ensinamentos do meu pai, homem honesto, trabalhador e dedicado, sempre sincero em suas palavras e preocupado com o efeito que elas podem ter em quem as escuta. Admiro a batalha diária de minha mãe que sempre esteve ao meu lado dando conselhos e que muitos desses conselhos me contrariavam, mas ouvir a palavra do mais velho, experiente é sinal de inteligência, é um atalho que se pega no caminho, resumindo procuro ser feliz a cada dia da minha vida.

Saideiras
Onde encontrar o Andre Marques para treinar locais.

Fábrica do Esporte, na Rua Mococa, 685 no bairro boqueirão.

Deixe um recado aos taekwondistas de Praia Grande

O Taekwondo de Praia Grande precisa de união, chutar vaidades, encarar os desafios, mas para tudo isso é preciso deixar de lado sentimentos de auto sustentabilidade que vêem inseridos na arte marcial. Quando chegamos na faixa preta muitas vezes acreditamos que não precisamos de outros e isso é uma inverdade, todas as relações humanas precisam de parceria, e o Taekwondo de Praia Grande que é forte precisa dessa parceria vamos organizar juntos um taekwondo cada vez mais solido, sozinho não conseguirei esse feito.

Parabéns a todos os praticantes de taekwondo do Município, venho acompanhando de perto através das redes sociais, mídias televisivas e jornais locais os resultados obtidos através das competições, isso tudo é fruto de bom trabalho de mestres, professores e instrutores, contem comigo no que precisarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário