quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Parte -2 Momento Olímpico A primeira vez do Taekwondo Jogos Olímpicos de Seul 88




 O mundo vinha da guerra fria de Los Angeles 1984, Seul era o ponto chave para nossa modalidade sentimos já na abertura que viramos pra ficar de vez...

A abertura contou com 5.000 mil faixas pretas 

Veja aqui a abertura em vídeo.


A candidatura de Seul a sede dos Jogos Olímpicos e momentos curiosos dos Jogos.

Foi motivada pelo sucesso do Campeonato Mundial de Tiro Esportivo de 1978 e do Campeonato Mundial de Basquetebol Feminino de 1979, juntamente com a posterior eleição do chefe da federação sul-coreana de tiro à presidência do Comitê Olímpico do país (KOC), assim como por fatores econômicos que colocavam a Coreia do Sul, em pleno cenário de Guerra Fria, como uma aposta segura. Após vários estudos de impacto, que envolveram análises dos efeitos dos Jogos Olímpicos de Verão de 1964 em Tóquio, o Comitê e o governo nacional oficializaram a candidatura em outubro de 1979.


Dentre os eventos que também ajudaram foi a organização do Miss Universo 1981, que teve grande sucesso.


O assassinato do presidente da república Park Chung-hee, apenas dezoito dias após o lançamento da candidatura, forçou o KOC a repensar o projeto, que voltou ao patamar inicial. Apenas em dezembro de 1980 Seul foi confirmada como cidade candidata, ao lado de Melbourne, na Austrália, Atenas, na Grécia, e Nagoya, no Japão. As duas primeiras, porém, retiraram suas candidaturas ainda no início do processo. O projeto de Seul estava abalado por discrepâncias entre as análises iniciais e o relatório enviado ao COI, principalmente na questão financeira, mas o Ministro da Educação, um dos principais entusiastas da candidatura, adotou uma posição firme, declarando que a retirada de Seul da corrida acabaria com a reputação da Coreia do Sul no cenário internacional.


A situação política da Coreia era vista como um ponto negativo da candidatura, favorecendo a adversária Nagoya, mas o governo confiava que o projeto esportivo e a oportunidade de desenvolvimento do país ajudariam a campanha. Na 84ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, realizada em Baden-Baden, Alemanha, a delegação sul-coreana promoveu uma campanha maciça de convencimento dos membros do COI, que teve seu ápice no dia 29 de setembro, com uma apresentação segura e convincente; juntamente a isso, Seul já se preparava para sediar os Jogos Asiáticos de 1986, o que poderia ser uma segurança a mais para a organização dos Jogos, já que a cidade oferecia uma infraestrutura que não seria especificamente para os Jogos. A delegação japonesa, em oposição, apresentou a candidatura de forma fria, extremamente confiante de que sairia vencedora. No dia seguinte, os oitenta membros do COI se reuniram para eleger a cidade sede. 52 deles votaram na capital sul-coreana e 27 escolheram a adversária japonesa. Apesar do medo de boicote, o presidente do COI Juan Antonio Samaranch declarou que a vitória de Seul era uma vitória do espírito olímpico.


Os Jogos Olímpicos de Verão de 1988, oficialmente denominados Jogos da XXIV Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Seul, Coreia do Sul, entre 17 de setembro e 2 de outubro, com a participação recorde de 159 países e 8 391 atletas.


Seul derrotou a cidade japonesa de Nagoya na disputa pelo direito de sediar os Jogos e gastou mais de setecentos bilhões de wons no evento, investindo em obras de infraestrutura e na construção de instalações esportivas, entre elas um Estádio Olímpico para cem mil pessoas. Após três edições de Jogos Olímpicos com grandes boicotes, Seul viu o enfrentamento direto das grandes potências União Soviética, Estados Unidos e Alemanha Oriental, que venceram a maioria das competições. Cuba, Coreia do Norte, Nicarágua e Etiópia, entretanto, não enviaram delegações a Seul.


Tênis e tênis de mesa foram incorporados ao programa dos Jogos, elevando o total de eventos a 237. Os destaques individuais da competição foram a nadadora alemã oriental Kristin Otto, que conquistou seis medalhas de ouro, e o também nadador Matt Biondi, dos Estados Unidos, que ganhou sete medalhas, sendo cinco de ouro. A tenista Steffi Graf entrou para a história como a única a conquistar o Golden Slam real e o halterofilista turco Naim Süleymanoğlu venceu com folga sua categoria, levantando mais peso que todos os competidores da categoria acima da sua. Por outro lado, os Jogos de Seul ficaram marcados por escândalos de doping, o mais famoso deles envolvendo o corredor canadense Ben Johnson, que venceu a prova dos 100 metros do atletismo e teve sua medalha retirada dois dias depois, quando o exame antidoping deu resultado positivo. A maioria dos casos de desclassificação ocorreu no halterofilismo, levando as equipes da Bulgária e da Hungria a abandonarem a competição devido aos exames.


Mais de quinze mil jornalistas estiveram na capital sul-coreana para os Jogos, que tiveram imagens transmitidas para 140 países, tornando esta edição a mais assistida da história até aquele momento. O evento contribuiu para o crescimento econômico da Coreia do Sul e para o reposicionamento da imagem internacional do país, que recebeu nos anos seguintes diversos eventos de nível mundial, como a Copa do Mundo FIFA de 2002.


E o Taekwondo apresentou-se e se repetiu como exibição.

Um total de 192 atletas, 128 homens e 64 mulheres de 35 países diferentes, competiram em 16 categorias. A competição foi conduzida por eliminação simples.

O evento foi realizado no Ginásio Changchung de 17 a 20 de setembro.

Atletas coreanos ( Coreia do Sul ) venceram nove das dezesseis categorias.
.

FIM

.

  • Masculino (- 50 Kg.)

.
1) Kwon Tae-Ho ( KOR )
2) Juan Moreno (EUA)
3) Enrique Torroella (MEX)
3) Bidhan Lama (NEP)
.

  • Fêmea (- 43 Kg.)

.
1) Chin Yu-Fang ( TPE )
2) Lee Hwa-Jin (KOR)
3) Vasugi Marathamuthu (MAS)
3) Monica Torres (MEX)
masTaekwondo.com

VOAR

.

  • Masculino (- 54 Kg.)

.
1) Ha Tae-Kyung ( KOR )
2) Gabriel Garcia (ESP)
3) Ihsan Abushekha (JOR)
3) Mustapha Moutarazak (NED)
masTaekwondo.com

  • Fêmea (- 47 Kg.)

.
1) Choo Nan-Yool ( KOR )
2) Maria Angela Naranjo (ESP)
3) Pai Yun-Yao (TPE)
3) Mayumi Pejo (EUA)
.

BANTAM

masTaekwondo.com

  • Masculino (- 58 Kg.)

.
1) Ji Yong-Suk ( KOR )
2) Jose Sanabria (ESP)
3) Lee Han-Won (EUA)
3) Feisal Danesh (IRI)
masTaekwondo.com

  • Fêmea (- 51 Kg.)

.
1) Chen Yi-An ( TPE )
2) Debra Holloway (EUA)
3) Park Sun-Young (KOR)
3) Josefina Lopez (ESP)
.

PENA

.

  • Masculino (- 64 Kg.)

.
1) Chang Myung-Sam ( KOR )
2) Cengiz Yagiz (TUR)
3) Ibrahim Al Gafar (KSA)
3) Samer Kamal (JOR)
masTaekwondo.com

  • Fêmea (- 55 Kg.)

.
1) Annemette Christensen ( DEN )
2) Zuleytan Tan (TUR)
3) Kim So-Young (KOR)
3) Bonecos Amparo (ESP)
.


.

LEVE

masTaekwondo.com

  • Masculino (- 70 Kg.)

.
1) Park Bong-Kwon ( KOR )
2) Jose Maria Sanchez (ESP)
3) Greg Baker (EUA)
3) Manuel Jurado (MEX)
.

  • Fêmea (- 60 Kg.)

masTaekwondo.com
1) Dana Hee ( EUA )
2) Karin Schwartz (DEN)
3) Chen Jiun-Feng (TPE)
3) Jolanda Van Duren (NED)
.

WELTER

.

  • Masculino (- 76 Kg.)

.
1) Chung Kook-Hyun ( KOR )
2) Luigi D` Oriano (ITA)
3) Jay Warwick (EUA)
3) Wu Tsung-Che (TPE)
.

  • Fêmea (- 65 Kg.)

.
1) Arlene Limas ( EUA )
2) Kim Ji-Sook (KOR)
3) Coral Bistuer (ESP)
3) Sonny Seidel (GER)
.

MEIO

.

  • Masculino (- 83 Kg.)

masTaekwondo.com
1) Lee Kye-Haeng ( KOR )
2) Amr Hussein (EGY)
3) Metin Sahin (TUR)
3) Markus Woznicki (GER)
.

  • Fêmea (- 70 Kg.)

.
1) Kim Hyun-He ( KOR )
2) Margaretha De Jongh (NED)
3) Elena Navaz (ESP)
3) Sharon Jewell (EUA)
masTaekwondo.com

PESADO

.

  • Masculino (acima de 83 Kg.)

.
1) Jimmy Kim ( EUA )
2) Kim Jong-Suk (KOR)
3) Jose Luis Alvarez (ESP)
3) Michael Arndt (GER)
.

  • Fêmea (mais de 70 Kg.)

.
1) Lynnette Love ( EUA )
2) Jang Yoon-Jung (KOR)
3) Ute Guester (GER)
3) Yvonne Franssen (CAN)
.



Fonte: Wikipédia e Mas Taekwondo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_1988


http://mastkd.com/2009/05/juegos-olimpicos-de-seul-1988/

Nenhum comentário:

Postar um comentário