terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Opinião - Fim de um ciclo?

Na última convocação da CBTKD vimos que o nome do atleta medalha de bronze no Rio 2016 o Maicon Andrade ficou de fora do Pan de Heredia Costa Rica em março que será o último evento para se buscar vaga para Tokyo.

Alguns acham que a promoção do Maicon junto a LNT pode ter sido 'aquele' critério que definiu o fim do ciclo para o guerreiro de bronze.

Segundo a entidade o descarte do Maicon se deu por critérios técnicos pois o Brasil teoricamente teria entre 5 ou 7 atletas com chances reais de buscar a vaga..... realmente o sacrifício do Maicon de tentar mais uma olimpíada segue terminando até esse momento.

O time que a CBTKD formou é um belo esquadrão mas a pergunta que não quer calar...... estão certos ou errados?


Vimos esse filme em 2012 em Londres que se botou o peso de uma medalha e mandaram a Natália Falagvina que estava toda detonada de lesões, em 2016 tirando a Íris que já tinha a vaga os tais critérios técnicos levaram Venilton, Maicon e a Júlia onde era nítido as dificuldades da gestão inclusive os caras tiveram problemas com uniformes e o pós olimpíadas foi tão horrível que a Júlia simplesmente foi abandonada pelo seu time decretando sua aposentadoria precoce matéria de 19/10/2019 da UOL.

É triste ver que literalmente zera 4 anos e se busca tudo novamente o que desejo ao Maicon é paciência e reiniciar seu ciclo, aos que tem chances de ir a olimpíada que façam frente ao sacrifício de um companheiro e usem esse sacrifício como um combustível a mais para buscar medalhas em Tokyo.

Segue a matéria do site lance

Uma das medalhas mais inesperadas na Olimpíada Rio-2016 no taekwondoMaicon Andrade não terá condições de tentar repetir o feito nos Jogos de Tóquio-2020. Nesta segunda-feira (13), a CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo) anunciou os nomes dos quatro representantes do país para o Qualificatório Olímpico Pan-Americano.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

O torneio está marcado para acontecer nos dias 11 e 12 de março, em Heredia, na Costa Rica. Por não ter conseguido obter vagas via ranking olímpico, o Pan-Americano será a última chance de o Brasil conseguir assegurar ao menos um representante na Olimpíada de Tóquio.
A comissão técnica da CBTKD definiu então que os quatro representantes brasileiros no torneio serão Talisca Reis (49 kg), Milena Titonelli (67 kg), Edival Pontes, o Netinho (68 kg) e Ícaro Soares (80 kg). Maicon, que teve o melhor resultado no ranking olímpico na categoria acima de 80 kg, foi preterido.
A decisão não foi fácil. Até porque Maicon voltou com medalha (bronze) do Mundial do ano passado, realizado em Manchester (ING). No total, foram cinco medalhas brasileiras na competição. Duas de prata (Ícaro Soares e Caroline Santos – 62 kg), e três de bronze (Paulo Ricardo Melo – 54 kg, Maicon Andrade). Mas ao analisar os confrontos de cada categoria no próximo Pan-Americanos, a CBTKD avaliou que as chances de Maicon obter a vaga seriam piores do que a dos seus colegas.
“Foi um processo árduo, com informações e resultados apurados, em virtude da qualidade que o taekwondo brasileiro se encontra. A comissão técnica, formada pelos treinadores e consultor internacional, seguiu os critérios divulgados anteriormente, analisando as performances, possibilidades e cenário internacional de todos os atletas”, disse Natalia Falavigna, coordenadora técnica da confederação. Foi dela a primeira medalha do Brasil na modalidade, um bronze em Pequim-2008.
Os dois primeiros colocados em cada categoria no Pan-Americano da Costa Rica estarão classificados para os Jogos de Tóquio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário