terça-feira, 15 de outubro de 2013

LOCAL ENTREVISTA COM MESTRE ROBERTO RIBEIRO



Hoje por incrivel que pareça fizemos uma entrevista com mestre  neste dia dos professores quero agradecer a oportunidade que todos os nossos mestres ou professores não só de Taekwondo mas de todas as areas se sintam abraçados agora vamos a entrevista com o mestre, Roberto Ribeiro Filho mestre da TKD CAIÇARA TEAM e presidente da LTKDPG e proprietário da Silkmania Uniformes, quem particularmente gosto muito e é um dos pioneiros do Taekwondo na cidade.


mestre Roberto, Soraia Gm Kim, Paulo e o subsecretario Augusto nos escolares deste ano
1 - Mestre bom dia conte um pouco da de sua origem esportiva e seu tempo de pratica.

Moro em Praia Grande 30 trinta anos, sempre gostei de artes marciais, me lembro que não perdia um dia o Gms Kim na Extinta Tv Manchete e era tão rápido mas muito bom, não tínhamos muitos recursos esportivos na cidade naquela época e o que me sobrou na juventude foi o surf (body boarding), mas nada que me levasse muito longe meio sem foco e sem grana tempos bons mais muito difíceis, e em dezembro de 1993 meu professor começou o TKD, ele morava na minha rua então ficou meio fácil de começar, a primeira turma era só amigos da rua muito bom.

2 – Como o Sr vê a evolução do taekwondo atual ex: (coletes eletrônicos, método de luta)

Coletes eletrônicos acho que é um avanço muito bom, mas as federações estaduais tbm  deveriam aderir ao método, porque a arbitragem é muito falha e isso banaliza o esporte, acho que deveria ser para todas as categorias, porque ai seu atleta mesmo sendo iniciante teria uma noção de como ele está na luta e infelizmente não é oque acontece hoje.

  
mestre Roberto no Brasileiro de 2013 com sua aluna Bianca

3 – Como o Sr vê o momento político do taekwondo nacional e qual seria sua posição.

Acho que oque está acontecendo acaba enfraquecendo a modalidade, infelizmente os dirigentes não pensam em agregar valores ao esportes e agregar valores ao seu bolso.

4 – Sendo presidente da liga local o que o Sr estrutura seu planejamento de trabalho junto ao taekwondo local?

Gostaria que o TKD local fosse mais participativo, temos boas ideias mas sabemos que nada é feito sozinho, mesmo porque se fosse para fazer tudo sozinho não seria uma liga, como o próprio nome já diz liga união, ligamento entre as pessoas interessadas em um bem comum.

5 – É sabido por todos que o Sr é quem trouxe os jogos escolares do estado a Praia Grande e quem em duas edições de 2012 e 2013 o Sr obteve o sucesso em 250% de inscritos e como isso tudo aconteceu ?

Graças ao Gms Yeo Jin Kim pessoa com uma visão bem afrente no que se refere TKD e gestão, em 2012 ele  pediu uma ajuda pois teve as portas fechadas na cidade, e com muito esforço de amigos conseguimos realizar o evento com uma certa tranquilidade por ter um numero muito pequeno de participantes, e em 2013 como já estávamos com a LTKDPG bem adiantada me candidatei para sediar uma etapa do evento, e por  ter uma pronta resposta no passado foi atendido sem muito esforço. Quero aproveitar por meu desta para agradecer em Primeiro lugar ao Subsecretario de Juventude Augusto Schell também praticante e professor de TKD na minha Equipe que não excitou em fazer esforço para conseguir o ginásio e os tatames para o evento, também agradeço a Secretaria de esportes pelo Secretario de Esportes Hugo Ribeiro e pelo Secretario Executivo Sergio Porto e por toda sua equipe que me receberão muito bem para uma reunião para tratar dos detalhes do evento, a  Secretaria de Educação que fizeram a gentileza de nos ceder os tatames para o evento, muito obrigado a todos que colaboraram com o evento, tenho a consciência que sem sua ajuda nada teria acontecido. 


O mestre em um momento pós treino
6 – como o Sr concilia aulas, trabalho e família imaginamos que isso deva ser um processo duro.

Duro mais gratificante, de você chegar para dar aula em mais um dia corrido, e uma mãe te chamar e falar que sua filha está tendo bons resultados em casa e na escola depois de ter começado a treinar TKD neste momento você tem a sensação de estar sendo premiado com uma medalha e se carrega de força para continuar sua missão.

7 – É   sabido por todos que o Sr pertenceu ao grupo Instituto Interativa de Artes Marciais que foi uma potencia no fim dos anos 90 e inicio de 2000, desse período fale um pouco de como era seus treinos e se sente saudades dessa época que com certeza foi o divisor de águas para a modalidade.

Deste tempo fica muita saudades por ser um tempo em que eu treinava sem responsabilidade com o treino, sem preocupação de alunos aulas e que tipo de direção tomar, era só treinar treinar e treina, como fui um dos primeiros alunos da equipe então sempre ficava na frente e quando você está na frente sua referencia é seu professor e não um colega de treino, tem pessoas que vem falar comigo hoje que eu nem lembro de ter passado pela academia é muito engraçado porque elas chegam a contar passagens entre você e ela que eu nem lembro, mas é muito bom ser lembrado de alguma forma, meu grupo começou na praia não tínhamos academia ainda e a primeira academia a pararmos foi uma academia de Kung-fu na Kennedy esquina do colégio Bopeva, logo voltei a estudar eu treinava das 18:00 as 18:40 tomava banho na academia e meu professor ficava na janela vendo se o ônibus vinha porque eu estudava no boqueirão, por este e por vários motivos que tenho um enorme respeito e consideração por ele, todos meus exames de faixa sempre fiz questão de sua presença mesmo estando afastado do TKD, mantemos contato até os dias de hoje e tenho uma enorme gratidão por ele ter me colocado neste caminho.

 
 O mestre e sua familia

8 – Quais os planos da Liga da cidade e como a entidade para o próximo ano e como se posiciona com a prefeitura e os técnicos desportivos, existe alguma parceira entre ambos ou não?

Planos como já disse temos vários, mas a sucesso de nosso trabalho só vai se concretizar se tivermos união, e sempre nos lembramos que estamos lidando com vidas e isto é muito serio.


9 – finalizarmos deixei um salve pra família, amigos e os fãs do Taekwondo da cidade.

Desejo a todos muita saúde para continuar nesta luta diária de suas vidas, e carreguem com sigo uma certeza de que tudo que um ser humano consegue você também consegue.

- Quanto mais eu treino mais sorte eu tenho.(Bernadinho Técnico de Volei).

Desejamos ao mestre toda felicidade do mundo nessa jornada de reorganizar o tkd em Praia Grande, e que as academia busquem apoiar a idéia de trabalho do Mestre pois ele trabalha muito e abre mão de varias coisas para proporcionar que nosso esporte continue com a chama viva dentro da cidade.

Um comentário: