segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em Guadalajara, o Pan foi "de ouro" para o COB

enise Mirás, do R7
Marcus Vinícius Freire, COB 
 
Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB
Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo do COB, analisou a participação brasileira no Pan de Guadalajara neste domingo

No geral do que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) esperava do desempenho da delegação em Guadalajara 2011, o país sai com “ouro”: fez o melhor Pan fora de casa, com 141 medalhas. A análise teria de ser feita em comparação a Santo Domingo 2003, quando a soma foi de 124. E, além de ter melhorado no total, o resultado foi melhor ainda com relação a vitórias: 48 ouros, com relação aos 29 do Pan na República Dominicana.

E em Guadalajara o país até poderia ter empatado ou passado o Rio de Janeiro em ouros (em 2007 foram 52), caso o futebol masculino e feminino, o basquete masculino e feminino, Fabiana Murer no salto com vara, e mesmo o handebol masculino tivessem aproveitado suas chances.

Mais 23 vagas olímpicas

O COB esperava comparar o desempenho de Guadalajara com Santo Domingo, como afirmou Bernard Rajzman, chefe de delegação, ao R7. Mas, mais que isso, o foco era total nas vagas olímpicas em jogo para Londres 2012.

E, se eram em torno de cem, o Brasil fechou 23 delas, em cinco modalidades – uma no pentatlo moderno (Yane Marques), cinco no CCE (equipe do Concurso Completo de Equitação), 14 no handebol (seleção feminina), uma no triatlo (Reinaldo Colucci) e duas na canoagem (no C2, com Erlon Silva e Ronílson de Oliveira). E ainda pode ter a de César Castro, dos saltos ornamentais, bronze no trampolim de 3 m (o ouro e a prata foram de dois mexicanos já classificados para Londres 2012).

Aqui vale lembrar que o desempenho do Brasil nas Américas, em Jogos Pan-Americanos, não pode servir como medida para Olimpíadas, quando competem atletas do mundo todo - e para onde vão os melhores de todos os esportes.

Mais medalhas que Cuba

Bernard Rajzman explicou que, para o COB não existe a “celeuma” da disputa entre Brasil e Cuba e sim a questão de “melhorar no geral, contra adversários fortes”. Isso, sem contar os Estados Unidos, que só não foram primeiros colocados em Buenos Aires 1951 e em Havana 1991.

Mas nunca antes da ascensão de Cuba no esporte (que teve o Pan de Cali 1971 como marco) o Brasil havia ficado com mais medalhas no geral do que esses adversários - à exceção do Pan "em casa", no Rio de Janeiro 2007, quando fechou 157 contra 135 de Cuba.

Fazendo a comparação do COB, com Santo Domingo, a evolução brasileira também foi boa - levando-se em conta que Cuba não mandou alguns de seus principais atletas.

Em 2003, o Brasil foi quarto colocado no geral, com 124 medalhas. Cuba teve 152 e o Canadá, 128.

Em Guadalajara 2011, o Brasil foi o segundo colocado no geral de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. Somou 141 a 136 de Cuba.

Terminou como terceiro no quadro geral de medalhas - que, diga-se, não é oficial, assim como não é em Olimpíadas - pelo menor número de ouros: teve 48 contra 58 dos cubanos (Apenas no Rio de Janeiro 2007 o país havia ficado à frente de Cuba no geral - 157 a 135. - e perdido nos ouros, por 52 a 59).


A Rede Record transmitiu os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 tem transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e de 2019, além da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

TPC EM SP





 FONTE SITE BANG.COM.BR



Os Mestres Tae Yong An e Jin Ho Kim enviados pelo Taekwondo Peace Corps estão no Brasil ministrando aulas, treinos e seminários. Ação coordenada pelo Grão Mestre Kim Yeo Jun, Presidente da Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo, os mestres estão viajando pelo estado de São Paulo promovendo o taekwondo. Especialistas em kyorugi também foram preparados para ministrarem aulas diversas inclusive taekwon tcheju ou taekwon dance. Recentemente ficaram 10 dias no interior de São Paulo onde ministraram aulas e treinamento.





Formandos em Educação Física e Taekwondo na Coréia do Sul, ministraram aula especial para fisioterapeutas e preparadores físicos.
Esta semana iniciam viagens pelo país, interessados em receber os mestres coreanos devem contatar a Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo pelo telefone (11) 3272-0275.





TAI UMA OPORTUNIDADE DA TURMA DE PRAIA GRANDE TREINAR OS COREANOS É SÓ A TURMA SOLICITAR

Troca de esporte.............

direto do taekwondo news


Os Jogos Pan-Americanos e os Campeonatos Mundiais são o máximo que a carateca Valéria Kumizaki consegue se aproximar da sensação de disputar as Olimpíadas. Sem perspectivas de ver o caratê no calendário da principal competição esportiva do mundo, a atleta brasileira já cogita até trocar de modalidade. Pelo sonho olímpico, a medalhista de bronze em Guadalajara pensa em se arriscar no Taekwondo.

- A minha geração já não pega mais o caratê nas Olímpiadas. Quem sabe os meus filhos? Eu falo que vou treinar taekwondo também para tentar participar. É claro que é bem difícil. As meninas do Taekwondo já estão ali. Mas nada é impossível. Vamos ver - disse Valéria, que foi derrotada pela americana Sannon Nishi na semifinal.

A atleta sabe que lutando caratê dificilmente chegará aos Jogos Olímpicos. Ainda assim, torce para que o esporte seja mais divulgado e entre de vez no quadro da competição.

- A gente está no circuito olímpico, mas não estamos nas Olimpíadas. Estamos com fé que ele vai entrar. No mundo todo, o caratê é bem divulgado. Só no Brasil que não – afirmou.




 

Reunião da FTP principais assuntos

 Corrigido as 16:30

Bom dia a todos

Na data de ontem 30/10 as 11 da manhã houve uma reunião da FTP da cidade estavam presentes os Mestres Daniel Ravazzani da Red tiger o Mestre Roberto Ribeiro da Procrife e seus alunos Ricardo e Augusto.

Chegamos um pouco antes no local da reuinão onde estava tento mais uma etapa dos escolares na cidade de Cotia, os assuntos abordados foram varios :

Etapas do Paulista

Das atuais 7 passam a 10 sendo 3 no interior e 7 na grande sp, sendo que a 1ºetapa continuará em Praia Grande

rounds mirim e infantil round unico de 1 minuto ainda a definir

Jogos Regionais

Foi sugerido que as equipes façam a expansão de suas fronteiras pois ainda há muitas cidades literalmente sem taekwondo sendo que ainda pairá a incerteza de se tirar o taekwondo dos jogos por falta de atletas

Campeonato Brasileiro e patrocinio da LNT
A LNT não fará o patrocionio da seleção paulista ao brasileiro e sim fará o envio desses atletas a eventos na Argentina ou Chile.



Calendario 2012

A elaroração do mesmo ainda está em fase de finalização mas já se sabe que haverá a 5ºedição da Copa America em 2012 as 10 etapas do paulista e outros eventos que entraram no mesmo é só aguardar.


Ranking de atletas

 Ficou definido que será feito um ranking de pretas e que todos os atletas mirim, infantil receberam medalhas de participação no paulista como meio de incentivo que suas vitorias entraram na contabilidade de pontos entre academias e associações, e que chutes na cabeça seram validos nas categorias juvenil e adulto de vermelha a preta.

Equivalização de Dan 

Como na CBTKD a LNT fará sua equivalização só que no mês de janeiro de 2012 provalvelmente na Copa America vamos aguardar que traremos mais informações sobre o mesmo durante a semana.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Alterações nos Jogos Abertos de São Paulo

Nesse ano, os 75º Jogos Abertos do Interior de São Paulo irão acontecer na cidade de Mogi das Cruzes, entre os dias 14 a 16 de novembro.

Diferente dos anos anteriores, esse ano a 1a. divisão e a 2a. divisão irão lutar no mesmo dia, fato que não acontecia desde que os Jogos começaram a ter duas divisões. Ainda serão dois dias de competição, mas divididos da seguinte forma:


  • Congresso Técnico no dia 14/11 às 18h.


  • Dia 15/11 - 1ª e 2ª divisão


  • - Feminino: Até 49kg / Até 67kg
    - Masculino: Até 58kg / Até 80kg

  • Dia 16/11 - 1ª e 2ª divisão


  • - Feminino: Até 57kg / Acima de 67kg
    - Masculino: Até 68kg / Acima de 80kg

    Segundo informou o presidente da Federação de TaekwonDo do Estado de São Paulo - FETESP e interlocutor da modalidade nos JAIs, Ms. Yeo Jun Kim, o motivo da alteração visa auxiliar as cidades que possuem apenas 1 técnico na equipe e equalizar o tempo de permanência das equipes da 1ª e 2ª divisão no evento, já que ambas devem estar presentes no mesmo dia do Congresso Específico além de valorizar as equipes da 2ª divisão que competirão no mesmo dia.

    quinta-feira, 27 de outubro de 2011

    CURIOSIDADES PELO MUNDO

    Bom dia turma

    Imagine vcs irem a praia e dar de cara com um boneco do lego com 2 metros de altura é estranho que ninguem da lego se pronuciou para descrever os ocorridos em algumas praias do mundo.



    Boneco foi encontrado em uma praia na Flórida (Foto: Reprodução)


    É o terceiro boneco gigante da LEGO a aparecer em praias desde 2007.
    Por Guilherme Abati


    Enquanto caminhava ontem, 25, pela praia de Siesta Key Village, no estado da Flórida, Estados Unidos, o banhista Jeff Hindman avistou encalhada em um banco de areia um boneco gigante da LEGO.
    O boneco, segundo o banhista, que enviou fotos para o site BoingBoing, comprovando a veracidade do insólito ocorrido, tem mais de dois metros de altura.


    “A peça é muito grande”, diz Hindman, “brinquei minha infância toda com bonecos e peças da LEGO, mas a que está na praia eu nunca havia visto”. Segundo ele a peça ainda está na praia.
    A foto enviada por Hindman mostra um peça famosa da empresa presa na areia, à beira mar.


    O curioso da história é que não é a primeira vez que surgem pelas praias do mundo bonecos da LEGO como esse que “aportou” na Flórida. Quatro anos atrás, na Holanda, outro boneco semelhante apareceu na praia de Zandvoort, em pleno verão. Nesta ocasião, um banhista aproveitou e registrou o insólito episódio. O video pode ser visto através do atalho http://goo.gl/DZDIu
    No ano seguinte, 2008, mais um boneco encalhou. Dessa vez na em Brighton, na Inglaterra.

    quarta-feira, 26 de outubro de 2011

    Desporto para Todos - Taekwondo

    "É um modo de vida para mim. Ele traz o melhor de mim, me mantém focado, em forma e forte ... Eu amo as recompensas de Taekwondo, tais como auto-disciplina, motivação e da comunidade de amigos que conheci através do esporte, tanto aqui na Austrália e em todo o mundo ... " - Steven Currie (Austrália), Campeão Mundial de 2010 WTF Para-Taekwondo Championships.Para-taekwondoMen-58 kg Final - 2 WTF Mundial Para-Taekwondo Championships.
    Taekwondo é um dos esportes mais praticado no mundo, com milhões de praticantes em todo o mundo. O poder ea prática do taekwondo é vinculado por nenhum limite: não pela idade, sexo, raça, religião, nacionalidade, nem físico, o esporte concessão de um título - desporto para todos.


    Para promover a universalidade do esporte a Federação Mundial de Taekwondo (WTF) tem estimulado os esforços em duas grandes áreas: promoção para-taekwondo e impulsionar a popularidade do esporte entre a população sénior.

    Para-Taekwondo Championships pavimentar o caminho para taekwondo ser um esporte verdadeiramente universal


    A WTF organizou o Mundial de Taekwondo Championships-Pará, a edição inaugural foi realizada em Baku, no Azerbaijão em 2009 e a 2 ª edição foi organizada em São Petersburgo, na Rússia, em 2010. A terceira edição será realizada em Aruba, em novembro de 2012.


    Este ano, o primeiro europeu Para-Taekwondo Championships foi realizada em Moscou, na Rússia em 26 de setembro. Para incentivar mais atletas a participar no torneio, a Federação Russa Taekwondo, organizador do Campeonato Europeu de Pará, generosamente financiado a maioria das despesas, incluindo voos e acomodações para mais de 60 participantes - atletas, treinadores e médicos - de 8 países.


    Ao longo dos anos o número de participantes nos eventos Para-Taekwondo eo nível de concorrência têm sido notavelmente melhorada, provando que taekwondo é um esporte que pode ser apreciado, independentemente da sua deficiência física.

     



     Steve Curre foto 
    Steven Currie, Austrália
    Esta edição do Boletim WTF tem o prazer de apresentar o Sr. Steven Currie, de 32 anos, australiano que ganhou a medalha de bronze em 2009 e ouro no Mundial de 2010 WTF Para-Taekwondo Championships.


    Depois de um terrível acidente de moto que ocorreu quando ele tinha 26 anos, seu braço esquerdo estava completamente paralisado. Em vez de ser subjugado ou frustrado com o acidente e as conseqüências, ele fez uma lista de todas as coisas que ele queria experimentar em sua vida. No topo dessa lista foi o de ganhar a faixa preta como era devido à grade para ele em seguida.

     

    Steve falou sobre sua motivação e objetivo como um atleta de taekwondo e também o quanto ele gosta de sua vida. Clique aqui para ver uma entrevista completa com ele.











    2011 European Games Mestres reacender a paixão de taekwondo entre os praticantes senioresjogos de mestres2011 European Games Masters - Cerimônia de Premiação Medalha


    Taekwondo foi incluída pela primeira vez no programa oficial de 2011 European Games mestrado realizada em Ligano, Itália a partir de setembro 11-20, 2011. Competição de Taekwondo foi realizada nos últimos três dias de setembro 18-19, 2011.


    Torneio dos mestres primeiro 'taekwondo taekwondo atraiu 156 participantes de 13 países europeus (Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Roménia, Escócia, Espanha, Suécia e Turquia) para competir em duas disciplinas diferentes - Kyorugui (sparring) e Poomsase (não-sparring).


    Muitos dos atletas eram mestres que dirigem seus próprios clubes de taekwondo em seus países e demonstrou as técnicas de alto nível e suas paixões pelo esporte que se manteve firme ao longo dos anos atraindo aplausos das mais de 1.500 espectadores.


    Taekwondo também será destaque no World Masters Games 2013 que será realizada em Torino, Itália, em agosto 02-11, 2013.

    terça-feira, 25 de outubro de 2011

    Jogos escolares etapas extras


    1.      ETAPA EXTRA COTIA – CAMP. ESTADUAL ESCOLAR OLÍMPICO
    Data:               30/10/2011 - Dom                 
    Local:             Gin. Mun. de Esporte – Cotia - SP
    R. Ouro,38 (Rod. RaposoTavares, 32,5)  – em frente ao Atacadão
    Contato:         P. Geraldo Siqueira / 11-4148-1728/ 7348-3995 / ou LNT

    1.      12ª COPA OPEN  PALESTRA
    Data:               30/10/2011 - Dom                 
    Local:             Gin. Palestra – São José do Rio Preto - SP
    Contato:         Ms. João Cleyber / www.taekwondobr.com.br/ 17-3231-4768

    2.      ESCOLAR OLÍMPICO – SELETIVA PARA BRASILEIRO - ABERTO

    Data:               13/11/2011 - Dom     
    Local:              Gin. Gremio Mauaense – Pq. São Vicente
    Mauá - SP
    Contato:         Ms. Givaldo Gomes givaldo.candido@yahoo.com.br/ 11-7193-2606

    segunda-feira, 24 de outubro de 2011

    Um grande homem na seleção Brasileira


     
    Data: 24/10/2011
     
    Belmiro Giordani é o novo integrante da Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). Aos 35 anos é Faixa Preta 5º Dan, ex-integrante da seleção nacional e conta com grandes vitórias na sua história como atleta e como treinador.

    Como técnico da seleção nacional, Belmiro Giordani, que vive em Santos (SP), “tem como objetivo ajudar a comissão técnica no planejamento, para que os atletas possam alcançar melhores resultados”, declarou.

    Disse que “mudar é difícil”, mas que a sua “experiência como técnico e atleta” e o fato de até agora ter observado de fora o estado da seleção permitem-lhe “enxergar melhor a situação”. “Com isso acredito que posso colaborar muito para uma melhor performance dos atletas, tanto na parte técnica, como emocional”, frisou.

    O novo membro da Comissão Técnica revelou também a sua opinião acerca do convite da CBTKD. “Eu acredito que existem grandes técnicos e treinadores em potencial, como eu. Outros três ou quatro poderiam estar aqui, mas penso que na análise do presidente da CBTKD eu seria a pessoa adequada para essa posição”, afirmou.

    Além disso, Giordani confessou estar “muito feliz com o convite”. “Acho que veio para consolidar a minha carreira de treinador. Ser técnico da seleção nacional vai ficar para a vida”, considerou acerca desta oportunidade.


    PERFIL de BELMIRO GIORDANI

    Dados:
    Belmiro Giordani – Santos (SP)
    Faixa Preta – 5º Dan
    Atual técnico do São Bernardo e da Seleção Nacional de Taekwondo
    Praticante de Taekwondo desde os seis anos

    Carreira de lutador:
    - 1992 - Medalha de Prata no US Open;
    - 1995 - Campeão Sul-americano;
    - 1998 - Vice-campeão Panamericano;
    - 1999 - Eleito melhor atleta do país;
    - 2000 - Campeão do Germany Open (Categoria Olímpica);
    - Ganhou as seletivas para as Olimpíadas de 2000 – 5º no Pré-Olímpico Mundial;
    - Sete vezes Campeão Paulista;
    - Quatro vezes Campeão Brasileiro;
    - Participou de dois campeonatos mundiais e duas copas do mundo.

    Carreira de técnico:
    - 2004 a 2009 - Treinador do centro de treinamento Baby Barione;
    - Técnico do São Bernardo do Campo (tricampeão dos Jogos Abertos);
    - Técnico da atleta Lívia Miranda, titular da seleção brasileira;
    - 2011 – Membro da Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo.





    Considerações


    Eu sou um fã do ms Belmiro com quem tenho um respeito enorme mesmo nunca sendo treinado por ele rsrsrsr (por falta de tempo que convite já houve e muitos), acho que deus é justo pois esse homem é um lutador nato um bom marido e pai, acho que o litoral paulista vem sempre a representar no Brasil e bem Fabio Goulart, Rodney Saraiva e agora ele o melhor exame da Fetesp e campeão dos regionais em 2011.




    Belmiro sucesso ai e boa sorte


    Felicidades



    MEGA LUTAS NO UFC

    Maurício Shogun x Dan Henderson - UFC 139 (19 de novembro)
    Dois ex-campeões do Pride com alto poder de nocaute estarão em colisão. O brasileiro vem embalado pela vitória fulminante sobre Forrest Griffin no UFC 134 (Rio), em agosto. Aos 41 anos e campeão meio-pesado (até 93kg) do Strikeforce, Henderson é exemplo de referência e competitividade no MMA, e o compromisso contra Shogun marca o retorno ao Ultimate após dois anos. 

    Wanderlei Silva x Cung Le - UFC 139 (19 de novembro)
    Wand substituirá Vitor Belfort (lesionado) neste compromisso contra o norte-americano de origem vietnamita, mestre em kung fu e considerado um dos chutadores mais habilidosos do MMA. O brasileiro encara a oportunidade como tudo ou nada, já que perdeu em menos de 30 segundos a última luta (por nocaute, para o norte-americano Chris Leben), no UFC 132, em julho.


    Júnior Cigano x Cain Velásquez - UFC on FOX (12 de novembro)
    O combate é promovido como a luta mais esperada entre os pesados na história do Ultimate. O brasileiro é conhecido como um dos boxeadores mais demolidores do MMA. O norte-americano de origem mexicana - detentor do cinturão -, um dos atletas mais perfeitos em aspectos físicos e técnicos para a faixa de peso. Vai sair faísca.


    Rodrigo Minotauro x Frank Mir - UFC 140 (10 de dezembro)
    A revanche programada é encarada pelo brasileiro como a chance cabal de embalar de vez na categoria pesado, após a vitória sobre Brendan Schaub por nocaute no UFC 134  (Rio) , em agosto. Na primeira vez em que se encontraram, no UFC 92 (2008), Mir levou a melhor e venceu o astro brasileiro por nocaute técnico no segundo assalto.

    Lyoto Machida x Jon Jones - UFC 140 (10 de dezembro)
    O  prodígio e  atual 'queridinho' do público norte-americano defenderá o cinturão  dos meio-pesados pela segunda vez.  Sem lutar desde abril - quando nocauteou o veterano Randy Couture na edição 129 - o carateca brasileiro é considerado por muitos o atleta com estilo ideal para servir de antídoto ao padrão diferenciado - e pouco ortodoxo - de Jones.

    Brock Lesnar x Alistair Overeem - UFC 141 (30 de dezembro)
    Outro 'choque' entre pesados. Conhecido pelo porte e potência física avantajados, o holandês Overeem é foi campeão do Strikeforce, do Dream (evento japonês de MMA) e do K-1 (um dos maiores circuitos de luta em pé do mundo), e fará estreia no Ultimate. Lesnar já foi campeão da categoria, e recentemente teve de se afastar do esporte por ter de se submeter ao tratamento para curar diverticulite (infecção no intestino que já o havia prejudicado antes).

    Aposta
    Maurício Shogun x Dan Henderson - UFC 139            Vitoria do Shogun
    Wanderlei Silva x Cung Le - UFC 139                          Vitoria do Cung Le
    Júnior Cigano x Cain Velásquez - UFC on FOX            Vitoria Cigano
    Rodrigo Minotauro x Frank Mir - UFC 140                  Vitoria do Mir
    Lyoto Machida x Jon Jones - UFC 140                          Vitoria do Jones
    Brock Lesnar x Alistair Overeem - UFC 141                 Vitoria do Overeem

    Fernando Madureira diz que seleção estava bem preparada, mas que o nível dos adversários era muito alto na disputa do taekwondo em Guadalajara

    O técnico londrinense Fernando Madureira, que acompanhou atletas brasileiros de taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, confirmou ter sido um grande fracasso a participação do Brasil, que trouxe apenas uma medalha de bronze. Depois de um ano de bons resultados, a delegação brasileira chegou ao México credenciada a obter medalhas nas seis categorias que classificou para os Jogos, mas a decepção foi muito grande.

    “Se eu não fosse tão experiente, com tantos anos de competições, eu teria ficado depressivo. Foi bastante complicado ver que o trabalho não rendeu o resultado esperado. Tivemos um ano bom, mas no Pan quase nada de bom aconteceu para a delegação”, comentou o técnico, que dividiu com outra londrinense, Carmem Carolina da Silva, a tarefa de orientar os atletas durante as lutas em Guadalajara.

    Madureira lembrou que o grupo chegou ao México com bastante antecedência para se ambientar, teve duas semanas de treinamento em La Loma, e estava tudo indo bem até começarem as lutas. “A seleção teve um ano com muitas viagens, uma rodagem boa e foi justamente neste ano, quando tivemos maior incentivo, com a mídia internacional nos assediando pelos resultados que obtivemos, justamente no Pan deu tudo errado.”

    Diogo Silva, bronze em Santo Domingo 2003, ouro no Pan do Rio 2007, campeão nos Jogos Mundiais Militares este ano e já classificado para Londres 2012, não conseguiu lutar bem em Guadalajara. Além dele, a seleção tinha a londrinense Natália Falavigna, prata no Rio e bronze na Olimpíada de Pequim 2008; Raphaella Galacho (categoria até 67 kg); Kátia Arakaki (até 49kg); Douglas Marcelino (até 80kg); e Marcio Wenceslau (até 58kg).
     

    Apenas Márcio conseguiu medalha, de bronze, ao perder para o mexicano bicampeão mundial Damian Villa. Antes, ele havia passado pelo uruguaio Mayko Votta.
    Madureira analisa que a dificuldade de Diego e Natália, as maiores esperanças de medalhas, foi falta de ritmo, além de terem enfrentado adversários muito bem preparados. “Nas Américas, o nível está muito igual. Alguns países estão investindo em esportes individuais e sempre aparece alguma revelação. Faltou ritmo para a Natália e o Diego pegou
    adversário forte logo na primeira luta.”


    Diogo, da categoria até 68kg, já treinou em Londrina e venceu a primeira luta, passando pelo jamaicano Nicholos Dusard e depois caiu nas quartas de final diante do americano Terrence Jennings. Natália caiu logo na estréia, perdendo para a americana Lauren Hamon, por decisão dos juízes.
    O técnico pede desculpas à torcida e à comunidade do taekwondo pelos maus resultados. “Resta é pedir desculpas e trabalhar para conseguir resultados bons em Londres 2012.”

    No passado
    Fernando Madureira disse em Londrina que o Pan já ficou no passado e que o trabalho da seleção de taekwondo continua. No final do mês, os atletas que vão disputar a seletiva olímpica em novembro, se reúnem para uma série de treinos em Londrina.


    Até agora, entre atletas das Américas, apenas Diogo Silva e o dominicano Gabriel Mercedez já têm vaga garantida para Londres. A Seletiva Olímpica das Américas acontecerá também no México, em Queretano entre 17 e 19 de novembro e o Brasil vai tentar outras três vagas.

    “Além da Natália, queremos levar o Márcio e a Kátia. A seletiva será bastante difícil e os atletas irão enfrentar novamente os adversários que estiveram no Pan de Guadalajara.”
    Para a série de treinamentos em Londrina, apenas Natália, que já está treinando há um bom tempo nos Estados Unidos, não virá. “Além dos nossos atletas daqui, teremos alguns reservas para os treinos aqui.”

     Considerações:

    Falta de dinheiro não foi o que será que foi planejamento pois o esporte que mais recebeu destaque nos dias e apos Pan foi o taekwondo por suas derrotas e desculpas sem fim acho em minha humilde opinião que é um erro neste momento apostar na Natalia e na Katia deveriamos ver suas reservas no lugar delas porque a Natalia ai vem com o pé atras por causa de sua cirurgia e ainda precisa lutas outras competições para entrar no ritmo olimpico, já a Katia vinha de bons momentos mas no caso dela é um pouco mais complicado pois as gurias que lutam na categoria delas são bem mais altas.

    Mas as 2 atletas mencionadas tem nosso total respeito, carinho e admiração e é sabido por todos que as duas dominam suas categorias no Brasil com uma grande facilidade, pois geralmente quando se tem fracassos em competições o primeiro a cair infelizmente é o tecnico...e as puxadas de orelhas fica sempre nos atletas mas reconhecemos todos como grandes herois do taekwondo nacional, até cabe a frase que o Diogo usou no termino de sua luta no Pan 

    Geralmente quando o Diogo reclama ele está sempre certo pois a atual gestão neste inicio de ano disse uma coisa e fez outras em relação a essa coisa de vaga e seu calendario tambem prejudicou e muito uma porrada de atletas inclusive a reserva da Natalia a Helloayne Paiva

    Que justificou o equivoco no calendário, bem como problemas na gestão esportiva da modalidade, podem fazer sentido se nos basearmos no que os atletas brasileiros demonstraram em combate.

    Outras coisas que chamaram a atenção de todos por nenhum momento foi mencionado o nome do 1ºcampeão brasileiro da modalidade em 91 Havana que nada mais é o santista Fabio Goulart que simplesmente passou pela seleção brasileira como atleta e tecnico e lançou uma porção de novos talentos a mesma.

    Outra foi quando a principal estrela do taekwondo brasileiro, Natália Falavigna, entrou para lutar. Ao lado dela, o técnico pessoal, coincidentemente, atleta reserva desta mesma Seleção. Até o narrador da TV Record não entendeu nada, já que os dois técnicos da Equipe até aquele momento eram Fernando Madureira e Carmem Silva.

    Cara nova no masculino já esteve mas deveria voltar a mesma seria o ms Fredericco Mittoka que atende todas as necessidades da nossa seleção nos dias atuais.Não que não gostamos do ms Madureira mas para essa fase precisamos de cara nova no taekwondo brasileiro e para ontem.